Com uma diretoria amadora e futebol decadente, Vitória é rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro

Após uma campanha vergonhosa desde as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2018, no qual passou maior parte na zona do rebaixamento, o Vitória foi rebaixado matematicamente para a segunda divisão na noite deste domingo (25).

Precisando vencer o Grêmio no Barradão às 16:00h para continuar respirando, o rubro-negro baiano não saiu do empate em 0 a 0 em um jogo com muita dedicação e pouco futebol. Duas horas depois o desastre já anunciado acabou acontecendo, a Chapecoense, 1ª equipe fora da zona com 40 pontos, empatou com o Corinthians e chegou aos 41, colocando o Vitória que chegou aos 37 pontos há uma rodada do fim da Série A, matematicamente na Série B do futebol nacional.

Foto reprodução

O rebaixamento do Vitória já era previsto desde o início da competição, com campanhas desastrosas no 1° semestre, fruto de péssimas escolhas de uma diretoria capitaneada por um presidente sem nenhuma capacidade para gerir um clube da grandeza do Vitória, o torcedor nunca alimentou muitas esperanças, o rebaixamento pois fim a um sofrimento que já durava meses.

Um grupo de conselheiros do Vitória que ficou de braços cruzados durante toda a pífia campanha do time no nacional, protocolou na noite da última quinta-feira (22) um pedido de impeachment do presidente Ricardo David. O documento conta com 30 assinaturas, segundo os conselheiros, Ricardo David causou danos à imagem da agremiação, e ainda não apresentou a prestação de contas do terceiro trimestre deste ano, bem como “manobras fiscais”. Outro questionamento é o motivo do cartola não ter apresentado o seu imposto de renda em tempo hábil. De acordo com o estatuto, isso pode ser motivo de destituição do mandatário.

Infelizmente a atitude do conselho chegou tarde demais, em 2019 o Vitória terá que encarar a dura realidade da Série B, o rebaixamento foi doloroso, porém fica o aprendizado, se o Vitória um dia quiser voltar a ser respeitado no cenário nacional, precisa acabar com o amadorismo existente em sua diretoria, já o senhor Ricardo David, se tivesse o mínimo respeito pelo clube, faria o favor de renunciar.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.