Comitê contra a corrupção, pela ética e dignidade na política é criado em Itiúba

    DSC03827 COMITE CORRUPCAOFoi criado neste sábado (06) na sede da Pousada Oliveira, no município de Itiúba, com as presenças de David Lima de Souza e do Professor Kenaidy Amorim, representantes do Comitê 9840 Contra a Corrupção na Região Norte da Bahia e a efetiva participação dos nossos munícipes, representando diversos segmentos da sociedade civil local, como por exemplo: associativistas, sindicalistas, vereadores, representantes de partidos políticos, empresários, professores, estudantes e etc) o Comitê 9840 Contra a Corrupção Eleitoral, pela ética e Dignidade na Política.

    Depois de uma exposição sobre a natureza, a importância e o poder do Comitê 9840 relatado pelo Sr. David Lima de Souza, foi aprovada, unanimemente, a criação do órgão. A reunião foi presidida pelo Sr. David Lima e secretariada pela Srª. Natânia Pinto dos Santos.

    cccEm seguida foi perguntado quem gostaria de compor a executiva e que irá coordenar o futuro Comitê 9840 municipal de Itiúba, os presentes definiram a realizar a indicação dos nomes e a escolha por aclamação, sendo feitas as inscrições para os cargos sem nenhuma divergência, tendo sido formado o Comitê com a seguinte composição:

    1º – Coordenador (a): Manoel Edson Ventura;
    2º – Coordenador (a): Rosineide Barbosa Dias;
    Primeiro (a) Secretário (a): Natânia Pinto dos Santos;
    Segundo (a) Secretário (a): Marcio Murilo Pinto dos Santos;
    Primeiro (a) Tesoureiro (a): Maria Elieide Rodrigues Fernandes;
    Segundo (a) Tesoureiro (a): Antonio Carlos Batista de Oliveira;
    Relações Públicas: José Humberto Pereira Campos;

    Logo após a fundação do Comitê 9840 municipal de Itiúba, os nobres representantes do Comitê Estadual foram junto com o coordenador recém eleito do Comitê 9840 municipal, Manoel Edson Ventura, conhecido por “Edinho Ventura” concederam entrevista na Rádio Abelha Dourada Fm, onde explanaram o objetivo e a importância do Comitê para a cidade de Itiúba.

    O Comitê recém formado no município de Itiúba enviará ofício para o presidente da Câmara de Vereadores, o Juiz (a) de Direito e o Promotor (a) de Justiça dando ciência da sua criação e oferecerá apoio as respectivas autoridades no zelo da coisa pública, na defesa dos direitos e no cumprimento das leis. O Comitê nasce em um momento de reflexão onde a sociedade reclama das condições sociais e atribui isso à ausência histórica da verdadeira política pública na manutenção de serviços públicos básicos para a promoção dos direitos difusos e coletivos.

    O Comitê tem criação autorizada pela Lei 9.840 de 29 de setembro de 1999 e as experiências país a fora têm gerado resultados extraordinários, em conteúdo e quantidade. Espera-se que com ele a sociedade municipal colha bons frutos que ajudem a melhorar a situação social, econômica, política, institucional e moral que tanto anseia a população itiubense.


    Manoel Edson Ventura
    Coordenador do Comitê 9840 Contra a Corrupção Eleitoral, pela Ética e Dignidade na Política de Itiúba-Ba
    .