Como criar infográficos

12

O infográfico é uma forma de apresentar uma informação com um outro olhar, facilitando a missão do leitor. Em alguns casos, podemos não compreender claramente dados estatísticos, mas quando eles são apresentados ao lado de imagens, fica mais fácil para o público compreender o que significam.

Isso você já deve saber, mas é nosso dever informar. Continuando, hoje em dia existem ferramentas que permitem a criação de infográficos de maneira gratuita, até mesmo sem precisar fazer o download de um programa específico. Quer aprender a criar um infográfico? Veja como deve ser feito.

O que é um infográfico?

Podemos dizer que infográficos são textos visuais que servem para informar além das palavras e dos números. São imagens enriquecidas com detalhes para fazer com que o receptor e o leitor consigam entender bem uma situação. Os infográficos estão presentes no meio jornalístico, inclusive presente em manuais técnicos, educativos e científicos.

Foi a partir do século XIX que a infografia começou a evoluir, já que as técnicas de impressão passaram a ficar mais sofisticadas. E mais tarde, com o desenvolvimento dos programas de interface gráfica, permitindo a criação por meio de computadores, tudo ficou mais fácil. Hoje em dia isso é encontrado de graça no Adobe Spark.

Conheça o Adobe Spark

Não importa como seja o infográfico, ele precisa ser claro, para que todos os leitores consigam entender de maneira objetiva a mensagem que está sendo transmitida. E isso acontece com o Adobe Spark, site que é capaz de transformar números em arte visual, onde o interessado leva poucos minutos para desenvolver o conteúdo.

O melhor de tudo é que dá para personalizar o seu gráfico de barras, optando por um esquema de cores visando o seu público-alvo. Essa plataforma permite ainda que o usuário salve e produza um arquivo PNG, que poderá ser anexado em um projeto ou então compartilhado nas redes sociais e em grupos de trabalho.

Como montar um gráfico de barras?

O primeiro passo para montar o seu gráfico de barras é clicar aqui. Em seguida, não esqueça de escolher um título para o seu projeto. Os números, que ficam na parte esquerda do site podem ser editados de uma forma bem tranquila. É possível ainda editar os nomes dos itens, para que o gráfico fique perfeito, conforme sua necessidade.

O seu gráfico poderá ser personalizado na aba “Design”, onde podem ser escolhidas as combinações de cores, para que o seu projeto fique com uma cara mais exclusiva. É possível ainda escolher um dos tipos de gráficos disponíveis, como o de linhas ou de pizza.

Quais são os tipos de gráfico?

Além do gráfico de barras, é possível escolher entre gráfico de pizza, de rosca e de linha. Ou seja, é possível escolher aquele que mais combina com a sua empresa ou com o seu trabalho. Depois que fizer o download, poderá pegar o gráfico e juntar com alguma imagem, usando setas e outros efeitos.

No Adobe Spark o usuário tem cinco alternativas de cores, ou seja, são mais opções para montar o seu projeto. Para isso, basta mudar para “PROJETO”, mesmo espaço onde é possível definir qual o tipo de gráfico a ser utilizado. Aproveite todas as ferramentas oferecidas pelo site.

maratonas
Foto reprodução

É possível fazer o download

Quem utilizar o Adobe Spark para montar um infográfico poderá fazer o download. Para isso, é preciso apenas fazer login site, a partir disso, poderá salvar, imprimir, enviar por e-mail ou mesmo compartilhar nas redes sociais.

O melhor de tudo é que para fazer isso, você não precisará gastar nada. Este é um site gratuito e pode ser utilizado quantas vezes quiser.

....