Como engajar pessoas no crowdfunding?

O financiamento coletivo, mais conhecido hoje como crowdfunding, visa a captação de recursos a partir da idealização de um projeto ou ideia. No geral, é muito utilizado por Organizações não Governamentais (ONGs) para arrecadar fundos para projetos sociais e promover ações humanitárias.  

Normalmente, as campanhas de financiamento coletivo ocorrem pela internet através de vaquinhas online — em meio a pandemia do novo coronavírus, inclusive, esse meio tem sido o meio mais utilizado para arrecadar recursos financeiros. Por isso, é inegável o papel da internet no desenvolvimento desses projetos.  

Todos os dias, milhares de pessoas acessam as redes sociais e são expostas a todo tipo de informação, de modo que manter presença no mundo digital é fundamental para garantir que a campanha de crowdfunding seja bem sucedida.  

Engajamento é o fator principal, especialmente para organizações do terceiro setor. Afinal, para arrecadar dinheiro e outros recursos, é importante atingir cada vez mais pessoas e convencê-las a ajudar uma causa maior.  

À vista disso, um dos primeiros passos para garantir o sucesso da campanha de crowdfunding é promovê-la nas redes sociais, utilizando abordagens de comunicação adequadas. Veja mais sobre como é possível engajar pessoas no crowdfunding através da internet.  

E-mail: o principal conversor para contribuições

O e-mail é um dos principais meios para converter pessoas a doarem para projetos e ideias. Através dele, e se usado com criatividade, é possível engajar o público a partir da história da campanha e o porquê é importante que ela seja bem sucedida.  

Twitter

Hoje, o Twitter conta com mais de 335 milhões de usuários ativos — e a maioria utiliza a plataforma por motivos semelhantes: a comunicação em tempo real, bem como as notícias do país e do mundo.  

Para manter o engajamento das pessoas na campanha de financiamento coletivo e atrair mais doadores, é importante estar presente em uma rede social como o Twitter. Através dele, é possível estar sempre em contato com os seguidores, atualizando-os sobre o projeto e divulgando dados relevantes, que atrairão novas pessoas à causa.  

Instagram e Youtube

Nos dias atuais, o Instagram ocupa o posto de uma das redes sociais mais populares do mundo. O Youtube não fica para trás. Nessas redes sociais, é importante usar a criatividade para chamar a atenção, através de atualizações frequentes, sempre mencionando a campanha (e vaquinhas!) e promovendo-a de forma natural. 

Dessa forma, cada vez mais seguidores saberão sobre o projeto de crowdfunding, enquanto os colaboradores continuarão engajados.  

Facebook: o líder absoluto das redes sociais

O Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 2,7 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro. A partir dele, com atualizações diárias sobre a campanha, é possível manter os colaboradores engajados, interagindo e respondendo qualquer um que comentar as postagens.  

Promova a campanha não somente na página do projeto, mas na página de todas as pessoas envolvidas nela — utilizando diferentes chamadas todos os dias, mais e mais pessoas se mostrarão dispostas a ajudar.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.