Como escolher entre construir sozinho ou com construtora?

construtoraQuando você pensa em construir ou reformar é comum que algumas dúvidas apareçam, principalmente quando você tem algumas ideias que nem sempre são fáceis de serem executadas. Uma das questões que podem surgir é sobre a equipe que o auxiliará na execução do projeto.

O que a construtora pode fazer por você

Uma das maneiras de fazer suas obras acontecerem é contratando uma construtora. Você não precisa ter tanto dinheiro de arrancada, já que valores podem ser discutidos no momento de pedir o orçamento, de forma que você pague uma parcela fixa ou conforme combinado.

Ao ter uma construtora cuidando das suas obras, você também não se envolve diretamente com o pagamento da mão de obra nem com a compra dos materiais. Além disso, a empresa deve estipular um prazo que deverá ser cumprido, caso contrário haverá pagamento de multa por dia de atraso, trazendo mais conforto e segurança para o proprietário.

Essa também é a melhor forma de ter ao seu alcance operários mais especializados em cada uma das obras e etapas da construção, como o alicerce, telhado, piso, acabamentos, instalação elétrica e hidráulica e pintura.

A única desvantagem é o custo mais elevado em relação ao dos pedreiros, mas que, se comparado com o desperdício reduzido de materiais e a maior segurança quanto ao prazo de entrega, a iniciativa pode compensar.

Como contratar

É necessário ter muito critério ao selecionar qual será a construtora responsável pelo seu projeto. Você deve pesquisar o histórico e a reputação da empresa em todos os meios que estiverem ao seu alcance, seja com contatos pessoais ou na internet.

Procure os canais de contato que a empresa deixa abertos, telefone, e-mails e até um chat online, uma prática cada vez mais comum na internet.