Como fazer um bom tutorial no YouTube

Seguindo algumas dicas, alcance um canal de sucesso no Youtube

Saber como criar um bom tutorial através das ferramentas audiovisuais permite transmitir qualquer mensagem e garante a compreensão do assunto tratado por seus espectadores, fazendo com que o conteúdo produzido chegue cada vez mais longe. E, como vivemos em um mundo totalmente conectado, é praticamente impossível ficar fora disso.

Os vídeos de tutorial são a mais nova mania. Seus conteúdos ensinam a fazer algo, divulgando algum tipo de informação relevante ou educativa. Se você tem interesse em fazer algum canal no YouTube, mas acha complicado demais, saiba que é mais simples do que parece. Alguns softwares de edição disponíveis no mercado facilitam bastante a vida do usuário. E,para ajudar no sucesso da sua empreitada, reunimos algumas dicas importantes que vão auxiliar nesse novo desafio. Confira:

 

  • Preparação

 

Primeiro, decida sobre o material. Pense no tema e no conteúdo e elabore um roteiro. Se o canal for de vídeo-aulas, comece revisando e seguindo uma temática já produzida. Construa um nome no mundo dos tutoriais pelo exercício, revisão e planejamento contínuos dos conteúdos.

Equipamentos

Embora você não precise fazer algo tão elaborado, vídeos de YouTube precisam de uma qualidade razoável de som e imagem para que o internauta tenha vontade de assisti-lo até o fim. Atualmente, é possível ser eficiente com um simples smartphone ou webcam. Atingindo certa experiência, é aconselhável adquirir microfones melhores para que o áudio seja captado e transmitido da forma mais límpida possível. Os equipamentos de qualidade podem ser encontrados nas mais variadas faixas de preço, com modelos em conta caso não deseje realizar grandes investimentos.  

 

  • Captura de conteúdo

 

Com um bom software de vídeo, você conseguirá gravar as imagens exibidas pelo computador. Essa é uma excelente opção para quem pretende fazer tutoriais ou até gravar partidas de jogos. O Camtasia é um bom exemplo. Ele permite que você grave a tela do PC ou do notebook enquanto fala ou filma o seu rosto para criar uma vídeo-aula ou gameplay.

 

  • Gravando

 

Definidos conteúdo e roteiro, e posicionados os equipamentos, é o momento de botar seu conhecimento sobre o tema escolhido à prova e gravar. Fale com eloquência e procure articular bem as palavras para ser bem compreendido. A dica é gravar tomadas além do que você acha que vai precisar, não só para ter cenas de reserva, mas também para escolher as que ficaram melhores.

 

  • Editando

 

Existem vários softwares para fazer edições. Mesmo que você não tenha um equipamento ultrassofisticado, eles podem ajudar a melhorar bastante seu vídeo. Através do Camtasia, você pode contar com:

 

  • Ferramentas de edição: ele possui zoom que realça pontos específicos da gravação, além da opção Fotos e Músicas, que permite adição de arquivo ao vídeo de um jeito simples e prático, com legendas, setas e gráficos;

 

  • Narração: recurso permite a narração do conteúdo, facilitando análises, inserindo comentários em áudio e muito mais;
  • Vídeos em alta resolução: usuário pode escolher a melhor resolução para o vídeo, sem prejudicar a qualidade;
  • Aplicações: pode ser usado para elaboração de vídeo-aulas; apresentações de slides; tutoriais ou demonstrações de produtos; produção/edição de vídeos personalizados; animações e efeitos; e criação de vídeos comuns ou tutoriais.

 

  • Upload para o YouTube

 

Essa é a parte menos “dolorosa”. Basta fazer o login em sua conta no YouTube — caso ainda não tenha uma, será necessário criar — e clicar no botão “Carregar” no menu da plataforma. Após o upload, coloque as informações do seu vídeo, como título, categoria, descrição e tags, e salve-as ao terminar.

Como aumentar seu número de views no YouTube

Obviamente, depois que você publica um vídeo no YouTube, espera logo ter milhões de acessos para arrecadar um bom dinheiro. Mas não é bem assim. É claro que nenhuma dessas dicas é garantia de você terá views para dar e vender, mas se usá-las, a promoção tende a evoluir e você deve ver resultados melhores no futuro. Portanto, siga os passos abaixo e boa sorte:

  • Use tags (palavras-chave) relevantes;
  • Coloque palavras-chave na sua descrição também, junto com todos os créditos da música e do vídeo;
  • Use uma imagem de thumbnail que se destaque;
  • Assista ao vídeo inteiro e peça que seus fãs façam o mesmo. Isso é importante para as buscas do YouTube;
  • Peça para seus seguidores que não só assistam ao vídeo, mas que o curtam, que o compartilhem, façam dele um favorito, comentem e se inscrevam no seu canal;
  • Analise os dados analíticos que o YouTube lhe passa. Eles mostrarão um pouco de o que está funcionando e o que não está.

....

COMPARTILHAR