Como restaurar e transformar seus móveis antigos?

A restauração de móveis antigos é uma forma bastante prática e econômica de renovar os ambientes, principalmente, as peças que necessitam de uma repaginada.

destaq
Restauração de móveis antigos / Foto reprodução

Antes de iniciar o seu projeto de pintura e restauração de peças, combine o móvel antigo com a decoração do ambiente.

É indispensável manter a harmonia do espaço, inclusive, repaginar uma peça com bastante funcionalidade.

Aproveite as tendências na decoração como os móveis com design minimalista para se inspirar e crie um novo visual para espaços sem graça da casa.

A ideia é reaproveitar os móveis de madeira, avaliando as peças, consertando detalhes e proporcionando um novo acabamento mais atualizado.

Abaixo selecionamos algumas dicas de como restaurar e transformar móveis antigos de madeira e demais materiais resistentes.

Avalie o móvel antes da restauração

O primeiro passo para restauração de móveis é a avaliação da peça, considere todos os defeitos como rachaduras, desgaste da pintura e falta de detalhes essenciais como puxadores.

Verifique o estado interno da peça, como por exemplo, as dobradiças, prateleiras, tratamento da madeira e parafusos espanados.

Arrume tudo que precisa ser feito antes de começar a restaurar a estética do móvel, pois ele precisa estar em ótimo estado de conservação para durar mais tempo.

Separe todos os materiais para o projeto

Com uma boa análise das condições do móvel fica mais fácil realizar essa etapa de separação de materiais e ferramentas para o projeto.

No caso da montagem de móveis de madeira, as colas adesivas, lixas, martelo, pincel, rolos e massa pronta para consertar são os materiais mais usados.

Considere o tipo de projeto e material para juntar todas as ferramentas, afinal, você vai querer restaurar um móvel para durar muito mais tempo, não é mesmo?

Faça a limpeza do móvel antes de iniciar 

Antes de iniciar a restauração do móvel, faça a limpeza do móvel para receber o novo acabamento.

Nesta etapa, utilize produtos que não agridem a superfície do móvel como por exemplo, os materiais corrosivos de metal.

Deixe o móvel pronto para realização da próxima etapa, que é o uso da técnica escolhida para restaurar a peça.

Use a melhor técnica para restaurar o móvel

A última etapa consiste em usar a melhor técnica para restaurar o móvel, podendo ser feita uma nova pintura, colagem de adesivo de contato ou tecido.

Em caso de peças de madeira, essas podem ser envernizadas, basta lixar bem a peça, removendo desníveis e pintura antiga.

Outra dica é sempre utilizar produtos para tratamento de madeira para prevenção de insetos e fungos que danificam a peça.

Nas rachaduras e frestas utilize a massa pronta para nivelar bem a superfície, espere secar e aplique o inseticida para proteger o móvel.

Aproveite para finalizar a peça aplicando uma tinta, tecido ou papel com estampa que combine com o seu ambiente.