Confira as melhores dicas para aproveitar melhor a Black Friday

A Black Friday  é a grande oportunidade para comprar o que você deseja e ainda economizar bastante. Aqui no Brasil, as melhores ofertas ainda estão na internet. Produtos de tecnologia como iPhones são os mais procurados em nosso país. Os modelos de gadget da Apple são os itens mais pesquisados pelos brasileiros durante o dia das grandes promoções.

De acordo com dados do E-bit, empresa que analisa o desempenho do e-commerce brasileiro, a expectativa é que a Black Friday 2017 fature R$ 2,185 bilhões. O que equivale 15% a mais do que em 2016. Por esse motivo é uma data muito aguardada tanto pelos consumidores quanto pelos comerciantes.

O que é Black Friday?

Sexta-feira Negra é a tradução literal da expressão Black Friday. Mas, apesar do nome sombrio, se trata de uma data comercial que teve início nos Estados Unidos e se espalhou por diferentes países como o Brasil.

A Black Friday tradicionalmente é a oportunidade que o consumidor tem de comprar produtos por preços imperdíveis. Isso porque as loja nos EUA aproveitam o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças para acabar com os estoques e assim renová-los para o Natal.

Os consumidores americanos fazem filas gigantescas para esperar as lojas abrirem e aproveitarem as promoções. Já no Brasil não há essa necessidade. A Black Friday teve início aqui em 2010 com os e-commerces. E as melhores promoções continuam na internet. Eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, entre muitos outros produtos, podem ser comprados por preços imperdíveis e sem sair de casa.

Quando será a Black Friday?

Toda quarta sexta-feira de novembro ficou convencionada como Black Friday. Em 2017, o grande dia será 24/11. Aqui no Brasil, as lojas virtuais são as que mais movimentam a data comercial. Mas, nos últimos anos, os shoppings e lojas físicas também aderiram e o período de promoção se estende pelo fim de semana inteiro.

Já na segunda-feira seguinte ocorre a Cyber Monday, que também é uma boa oportunidade de comprar produtos de tecnologia. Mas, com o sucesso da Black Friday, o melhor é garantir o que deseja na própria sexta-feira já que os estoques devem estar muito menores nos dias seguintes.

Como funciona a Black Friday

A partir da meia-noite de 24 de novembro de 2017 (madrugada de quinta para sexta), o internauta consegue aproveitar as promoções de Black Friday. Isso é possível até 23h59 do mesmo dia.

Nas lojas físicas, o movimento cresce bastante. Mas, é preciso respeitar o horário de funcionamento do comércio.

Melhores dicas para a Black Friday

Tenha uma lista do que pretende comprar em mãos

O primeiro passo para aproveitar a Black Friday da melhor maneira possível é realizar um bom planejamento. Faça previamente uma lista do que você realmente quer comprar e mantenha o foco.

A partir daí, é mais fácil realizar um planejamento financeiro para a Black Friday e você não irá cair na tentação da compra por impulso. A lista evitará que você gaste mais do que deveria.

Procure recomendações das lojas em que for comprar

Antes da Black Friday, o ideal é pesquisar bastante sobre as lojas virtuais que deseja comprar. É possível fazer isso consultando o site do Procon, que tem uma lista com a reputação dos e-commerces. A página do Reclame Aqui também é outra fonte confiável.

Além disso, pergunte aos seus amigos e familiares que já realizaram compra em alguma das lojas que você pretende fechar negócio pela internet.

Receba alertas por e-mail apenas das melhores lojas

Foco, planejamento e otimização de tempo são fundamentais para se preparar para a Black Friday. A dica é se cadastrar nas melhores lojas e deixar suas informações pessoais disponíveis para facilitar a conclusão da compra.

Cuidado com os e-mails que recebe

Sempre que receber uma mensagem de Black Friday em seu correio eletrônico, antes de clicar para aproveitar a oferta, verifique se realmente é de alguma loja que você se cadastrou. Ou, pelo menos, se tem boa reputação. Só realize a compra se o site tiver cadeado de segurança.

Proteja seu computador para a Black Friday

Antes de realizar qualquer compra nessa data tão esperada, a dica é se certificar que o seu computador ou dispositivo móvel está protegido. Atualize o antivírus e confirme se o Firewall está realmente ligado. Afinal, proteção contra vírus e malwares nunca é demais.

....

COMPARTILHAR