Conheça a Deep Web – O lado negro e secreto da internet onde tudo é permitido

iceberg deep web una semanaO Mundo da Internet é infinito….. e a quantidade de informação que podemos adquirir é imaginável. Os motores de busca como por exemplo o Google e o Yahoo, ajudam os utilizadores a encontrar facilmente, e de uma forma rápida o que procuram.

Mas essa informação, presente em sites que visitamos diariamente, como o Portaldenoticias.net, Facebook, Google, You Tube e etc, representam apenas cerca de 20% da Internet. Mas onde estão os restantes 80%??? …a Deep Web é a resposta.

A Deep Web é praticamente um “guetto” de uma grande cidade, supondo que a Internet é essa grande cidade, só que com a grande diferença de ser 500 vezes maior do que essa cidade. Aqui encontramos de tudo, sem respeitar os índices e regras que “regem” a Internet por si só. Ao longo deste artigo vamos destacar a Internet que conhecemos…ao qual se designa por Surface ou Visible Web.

A Surface, se relacionarmos a Internet a um Iceberg, consideramos a parte da Internet que está à superfície e visível a todos.. Por outro lado, a Deep Web é a parte obscura e como tal com representação na parte inferior do iceberg. A surface  tem um tamanho calculado em cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da Deep Web é estimada em cerca de 91 mil terabytes.

A Deep Web, é um mundo totalmente aparte, muitos dizem que é o lado obscuro da Internet (apesar de muitos analistas considerarem que a “dark Web” – Internet “obscura” reside também dentro da “deep web”. E dizem isso porque para acessarmos a Deep Web precisamos de serviços de Proxy Anônimo, como o Tor, e esse proxy servirá para mantem o anonimato do utilizador, deixando-o completamente invisível enquanto navega na Deep Web. Mas tenha cuidado, pois tendo em vista que a Deep Web não tem regras e todos seus usuários são anónimos, há todo o tipo de informação, e muitas destas chocantes como venda de droga, pedofilia, vídeos bizarros, informações confidenciais, livros raros, vídeos de lutas até à morte, sites de religião… e muitas outras coisas.

Existem fóruns, de extrema utilidade, que na Surface seriam completamente encerrados já que os assuntos debatidos iriam chocar utilizadores, como por exemplo foruns os hacker e crackers partilham o seu conhecimentos entre eles.

Algumas dos grupos Hackers activistas, como os Anónimos e o Wikileaks, nasceram na Deep Web e aos poucos expandiram para a Surface. Não é que a Deep Web seja um mundo desinteressante (é completamente o oposto) mas sim para divulgarem o seu trabalho a todas as pessoas e também ganharem algum protagonismo.

Julga-se que na Deep Web existam cerca de 8 camadas, em que em cada camada tenha um maior grau de dificuldade para a aceder. Só vos vou falar sobre a primeira camada em mais pormenor porque é a única para a qual ainda se consegue obter alguma informação na Surface.

A primeira camada chama-se Onion, podendo ser acessada através do proxy Tor que já comentamos. Sem o proxy é impossível acessar a primeira camada, ou seja á “entrada” da Deep Web. Os links da Deep Web são ligeiramente diferentes do que os convencionais e browser simplesmente não os conseguem identificar.