Conheça a história da panela de ferro

A panela de ferro é sinônimo de história e tradição, além disso, prepara pratos incríveis e super saborosos tanto em residências, quanto em restaurantes. Mas, você já se perguntou onde e quando começou a história da tradicionalíssima panela de ferro fundido? Acompanhe o nosso blog e saiba mais!

Onde tudo começou…

Até o início do século 20, o ferro fundido era o principal material utilizado para a fabricação de panelas em todo o mundo. Entretanto, com certeza não é por acaso que o número de adeptos em comprar panela de ferro está sempre em alta.

A história do conjunto de panelas de ferro fundido não é certa, existem muitas histórias e que vem de vertentes diferentes, afinal, são peças que estão entre nós há muitos anos.

A história mais comum da panela de ferro fundido aconteceu na China, aproximadamente 2.000 anos atrás. Naquela época, o ferro fundido era utilizado em muitos utensílios de cozinha, e logo se expandiu para diversos países.

Além disso, há indícios de que nas Américas já existiam grupos criando utensílios domésticos a base de ferro fundido, bem como, a caçarola de ferro – porém foram os colonizadores que trouxeram efetivamente as panelas de ferro e começaram a aprimorar as técnicas em terras americanas.

Por que a panela de ferro ainda é tão utilizada?

Um jogo panela de ferro ainda é muito procurado por profissionais e amadores na cozinha, mas isso acontece porque suas vantagens são incontestáveis quando comparadas a qualquer outros modelos de panelas.

Vantagens em comprar panela de ferro:

  • Deixa a comida aquecida por mais tempo;
  • Altamente durável;
  • Pratos mais saborosos;
  • Saudável: por liberar pequenas quantidades de ferro no preparo das refeições.

Na verdade, o grande segredo da panela de ferro está na sua capacidade de chegar a altas temperaturas, o que faz com que o ferro da panela seja liberado no alimento, proporcionando receitas mais saudáveis.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1991, recomenda o uso da panela de ferro para preparo de refeições para pessoas com deficiência de ferro, como gestantes, vegetarianos e crianças.

Atualmente, você encontra panela de ferro em diferentes formatos e até mesmo jogo composto com todas as panelas do material característico, o ferro. Entretanto, você também pode comprar modelos separadamente, como: caçarola de ferro, frigideira de ferro e entre outras variações.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.