Conheça as vantagens de utilizar pistola de pintura

Confira dicas para pintar com essa ótima ferramenta

Você pretende pintar o muro da sua casa, a parede do seu apartamento ou o portão da garagem, mas não sabe qual a melhor maneira de realizar a ação? Sua dúvida é mais do que normal, afinal há uma série de técnicas para pintura na construção civil. Com os progressos constantes na área tecnológico, vão surgindo cada vez mais novos equipamentos e ferramentas de trabalho que nos permitem aperfeiçoar, poupar tempo e melhorar os acabamentos.

Um dessas novidades que surgiram no mercado é, sem dúvidas, a pistola de pintura. Ela exige menos trabalho já que é mais precisa na hora do acabamento. É muito usada para pulverizar uma camada uniforme de tinta sobre a superfície a pintar, como paredes. Além disso, é ideal também para pintar zonas onde é necessário disfarçar muita coisa, para pintar grandes superfícies de parede e áreas difíceis de atingir, como atrás de canos, por exemplo.

Quais as vantagens de usar uma pistola de pintura

Mas por que devo usar uma pistola de pintura? Esse tipo de equipamento torna o trabalho bem mais prático e mecanizado. É que a pintura com pistola e compressor é feita com a ajuda de um compressor e de uma pistola. O primeiro item tem como função principal impulsionar o ar, parando a tinta simultaneamente. Já o segundo expulsa o ar e a tinta antes impulsionados pelo compressor, podendo também controlar a abertura e, consequentemente, a quantidade e densidade de tinta projetada.

A utilização de pistolas com compressores de ar permite um acabamento bem mais profissional e uma economia acima da média, já que, embora não seja um equipamento dos mais baratos, você gasta muito menos tinta e tempo, o que torna o produto um investimento de primeira!

Saiba quais os cuidados necessários para usar a pistola de pintura

Você já se convenceu de que a pistola com compressor é a melhor opção para realizar a sua pintura? Então, antes de abrir os trabalhos, saiba quais os cuidados necessários para uma melhor experiência com o equipamento:

  • Leia sempre as instruções de uso e manutenção disponibilizadas pelo fabricante do equipamento;
  • Use roupas de proteção adequadas, como máscara e óculos;
  • Proteja as mãos, nunca as colocando em frente ao bocal de saída da tinta;
  • Proteja também tudo o que não deve ser pintado, uma vez que a tendência é que a tinta pulverizada se espalhe pelas laterais;
  • Todas as superfícies que vão ser pintadas devem estar limpas e secas;
  • Antes de retirar o bocal da pistola, certifique-se que ela está desligada da energia;
  • Atente-se à iluminação do local, deixando-a clara e eficiente para de garantir uma melhor visibilidade ao pintor;
  • Se o local a ser pintado possuir alguma tinta, recomenda-se fazer antes um lixamento de toda a superfície para garantir um resultado homogêneo;

Como pintar com uma pistola com compressor de ar?

Chegamos à questão derradeira entre os pintores amadores: como realizar o serviço? Conheça algumas dicas para fazer o trabalho e deixar a pintura perfeita:

  • Caso seja iniciante na prática, é aconselhável que pratique um pouco num pedaço de papel ou cartão de teste antes de usar a pistola;
  • Limpe bem o bocal da pistola para obter uma cobertura mais uniforme;
  • Para conseguir uma superfície lisa, aplique várias camadas de tinta. Regule o jato em função da tinta a utilizar;
  • Mantenha a mão firme durante o processo;
  • A pistola deve estar sempre a uma distância entre 15 e 25 centímetros da superfície que está sendo pintada;
  • Evite utilizar a pistola em locais com corrente de ar para que a tinta não se espalhe para lugares indesejados;
  • Faça movimentos contínuos para a frente e para trás, e de cima para baixo para espalhar a tinta. Afaste-se de cada rebordo da parede e mantenha a pistola sempre perpendicular à superfície a ser pintada.