Corinthians: Elenco Campeão tem 13 jogadores formados na base; veja lista

companheiro_de_malcom_na_base_guilherme_arana_q8Apesar de todas as críticas que foram feitas contra a diretoria do Corinthians pelo pouco aproveitamento de jogadores criados nas categorias de base, o Timão se consagra campeão, nesta quinta-feira, com 13 nomes formados no clube no elenco profissional.

São 34 jogadores que fazem parte do elenco profissional, segundo o site oficial do clube. Ou seja, 38% são jovens que começaram a trilhar seus caminhos na base alvinegra. Alguns, inclusive, ainda não conseguiram estrear oficialmente pela equipe principal. Outros, no entanto, são titulares e se destacaram na campanha do hexacampeonato.

Matheus Vidotto, Pedro Henrique, Yago, Rodrigo Sam, Fagner, Guilherme Arana, Samuel, Marciel, Gustavo Vieira, Matheus Pereira, Matheus Vargas, Malcom e Gabriel Vasconcelos. São eles os 13 jogadores revelados na base do Timão. Além deles, o goleiro Caíque e o atacante Claudinho também foram relacionados para jogos do Brasileiro.

De todos eles, Vidotto, Caíque, Sam, Pedro Henrique, Samuel, Gustavo, Claudinho e Matheus Vargas não entraram em campo nenhuma vez durante a competição. Por outro lado, Fagner, Malcom e Guilherme Arana são titulares e peças fundamentais na campanha.

Yago

Apesar de ter começado sua carreira nas categorias de base da Portuguesa, Yago foi contratado pelo Timão antes de estrear pelo profissional. Depois de ser emprestado para o Marília e para o Bragantino, ele voltou ao Corinthians e conseguiu boas oportunidades nessa temporada.

Número de jogos: 7
Gols: 0
Assistências: 0
Passes: 207
Desarmes: 19

Fagner

Apesar da experiência, Fagner é uma das crias do antigo Terrão. Ele foi promovido ao profissional, com apenas 17 anos, em 2006. Depois saiu do clube, jogou no exterior, no Vasco e retornou ao Timão no ano passado. Fagner é titular da lateral direita, mas por conta de uma lesão, Edílson tem atuado em seu lugar.

Número de jogos: 23
Gols: 0
Assistências: 1
Passes: 929
Desarmes: 83 (o melhor do elenco)

Guilherme Arana

O lateral-esquerdo começou o ano nas categorias de base, inclusive sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fora dos planos de Tite, chegou até a ser emprestado para o Atlético-PR. Porém, após a saída de Fábio Santos, o lateral retornou ao Timão e hoje, por conta da lesão de Uendel, é titular do time e um dos destaques da campanha alvinegra.

Número de jogos: 15
Gols: 1
Assistências: 0
Passes: 552
Desarmes: 38

Marciel

O volante, de 20 anos, também fez parte do elenco campeão da Copinha no início do ano. Com experiência na Europa ainda nas categorias de base, Marciel estreou em junho no time profissional e já marcou seu primeiro gol, em setembro, contra o Fluminense.

Número de jogos: 4
Gols: 1
Assistências: 0
Passes: 126
Desarmes: 12

Matheus Pereira

Considerado uma das principais promessas das categorias de base, o meia teve poucas chances. Na verdade, só uma. Ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, na Arena Corinthians. Ele tem sido muito usado pelo técnico Osmar Loss, nas disputas da equipe Sub-20.

Número de jogos: 1
Gols: 0
Assistências: 0
Passes: 2
Desarmes: 1

Malcom

Dos mais jovens revelados na base, Malcom é o que mais atingiu o sucesso. Ele conquistou seu primeiro título na equipe profissional do Timão, com apenas 18 anos. O atacante teve altos e baixos durante a temporada, mas encerra o ano como titular ao lado de Vágner Love.

Número de jogos: 29
Gols: 5
Assistências: 4
Passes: 893
Desarmes: 30

Com informações do Meu Timão/ Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians