Corpo de Bombeiros promove oficina para 800 alunos do CPM

Prevenção de acidentes nos ambientes escolar e doméstico foi o ponto principal na oficina oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), nesta segunda-feira (30), para cerca de 800 alunos do Colégio da Polícia Militar Luís Tarquínio. Também foram instruídas noções de salvamento com desobstrução de vias aéreas, Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP) e prevenção de acidentes com botijão de gás.

A assistente de cerimonial do comando-geral do CBM, tenente Vanessa Matos, e também facilitadora da oficina, exemplificou em dados estatísticos do Ministério da Saúde a importância de promover esta ação. “Por ano, cerca de 4,6 mil crianças morrem e média 122 mil são hospitalizadas em decorrência de traumas, envenenamento, asfixia ou queimadura”.

Foto reprodução

“Diante desse cenário, o nosso objetivo é valorizar ações preventivas voltadas para a segurança pública e proteção da vida”, ressaltou a tenente. Ela também salientou que esse projeto reforça o compromisso do CBM com a comunidade, tornando-os seus parceiros.

O diretor pedagógico do CBM, Luís Brandão, contou que fornecer esse tipo de orientação na escola faz parte das estratégias educacionais. “Essa oficina faz parte da extensão de conhecimento. Eles se tornam multiplicadores de informação com seus familiares auxiliando na prevenção de acidentes”, explicou.

A estudante do 5º ano, Nina Martins Caribé de Souza, 10 anos, disse ter aprendido bastante com a dinâmica do curso. “Participei da demonstração com engasgamento e ressuscitação e já sei como posso ajudar se houver um caso desse perto de mim”.

“Se acontecer alguma coisa com a gente, sabemos como resolver sem desespero. Além de poder ajudar a salvar alguém fazendo da maneira correta”, acrescentou Bianca Brito, 10 anos, também aluna do 5º ano.

....

COMPARTILHAR