Crianças de 9 e 10 anos são abandonadas em casa pela própria mãe em Jacobina

16-550x320O Conselho Tutelar de Jacobina, no centro-norte baiano, resgatou duas crianças de 9 e 10 anos de casa após receber uma denúncia anônima de que elas teriam sido abandonadas pela mãe e não tinham condições mínimas de sobrevivência. A queixa foi registrada na delegacia do município, na última terça-feira (4).

“Nos dirigimos ao local e, à princípio, não tinha ninguém em casa. Instantes depois, a menina chegou da escola, por volta das 12h. Ela estava com as chave da casa e não sabia precisar o dia em que a mãe se ausentou. Entramos na casa e verificamos que a alimentação estava inadequada para consumo. Comidas estragadas, geladeira desligada”, descreve Timóteo Mattos, coordenador do Conselho Tutelar. A criança foi levada para um abrigo infantil.

Segundo Mattos, a outra criança foi até a sede do Conselho depois que soube que a irmã tinha sido retirada de casa. “Fizemos a busca do irmão, mas ele foi até o abrigo, que fica localizado na região central da cidade, e, juntamente com a irmã, foi aplicada medida protetiva para os dois”, revelou.

O coordenador do Conselho Tutelar afirma que o pai das crianças mora em São Paulo e que ainda não foi possível entrar em contato. O paradeiro da mãe também é desconhecido. Ela informou para as crianças que iria para a cidade de Capim Grosso para visitar a avó dos menores. Até o momento, ela não tinha retornado.

De acordo com o Mattos, as crianças permanecem no abrigo até que familiares, a polícia e o Ministério Público se manifestem com relação ao destino deles. (Bahia Acontece)