Deputado José Nunes felicita população de Canudos

    1098-2O deputado José Nunes (PSD/BA) apresentou requerimento na Câmara Federal em comemoração aos 28 anos de emancipação política do município de Canudos, transcorridos no dia 25 de fevereiro. Com alegria, José Nunes parabenizou a cidade, localizada no nordeste baiano, e saudou o prefeito Rabelo de Alcântara Neto.

    No documento, o parlamentar contou que as terras da cidade pertenciam à antiga fazenda de criação de gado, Fazenda Canudos, de propriedade da família de Garcia D’Ávila. “Em 1890, a Fazenda Canudos foi abandonada até que Antônio Conselheiro passa a frequentá-la nas suas andanças e peregrinações. Nela, fundou o Arraial Belo Monte, palco de uma guerra sangrenta – Guerra dos Canudos – que uniu ódio, religiosidade e misticismo, abalando o sertão baiano, com reflexos na República”.

    Em 1985, o arraial foi elevado à categoria de município e, atualmente, sua economia é baseada na criação de caprinos e ovinos e na agricultura de subsistência. De acordo com José Nunes, Canudos destaca-se também pelo turismo e, apesar de ser uma área castigada pela seca, a região tem belezas naturais de bastante destaque.

    Fonte: Assessoria de Comunicação