Deputado Vando solicita curso de direito em Euclides da Cunha

    1011O deputado Vando (PSC) solicitou a instalação do curso de bacharelado em Direito no campus na Uneb, situado no município de Euclides da Cunha. Pela indicação apresentada na Assembleia Legislativa, dirigida ao governador Jaques Wagner e ao secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, Vando defende o seu pleito como um benefício para os cerca de 60 mil habitantes que residem no município, estendido aos demais moradores do Nordeste baiano.

    De acordo com o parlamentar, o curso de Direito é muito procurado tanto pelos munícipes de Euclides da Cunha, como também pelos de Monte Santo, Cansanção, Queimadas, entre outras cidades circunvizinhas. E o centro acadêmico da Uneb de Euclides só oferece o curso de licenciatura em Letras, sendo o curso de Direito mais próximo disponibilizado a 250km de distância, na cidade de Paripiranga, em faculdade particular, com mensalidade de valor alto. “Dessa forma, o ingresso no curso torna-se praticamente inacessível para muitos estudantes da região que aspiram a carreira jurídica”, constatou Vando.

    Tendo por base o princípio da igualdade de condições para o acesso à educação, presente na Constituição Federal, é que o deputado embasou a sua proposta. Para ele, o direito à educação se consubstancia como um verdadeiro direito social, cabendo ao Estado ações positivas a fim de efetivá-lo. “A formação acadêmica na Uneb proporcionará aos estudantes da região do semiárido condições de competitividade no mercado de trabalho, em virtude do ensino de qualidade. Assim, acreditamos que o governo deve viabilizar este ganho para a população”, defendeu o parlamentar.

    Fonte: Diário Oficial do Legislativo :: Ano · XCVI · Nº 20.665