Descubra em 3 segundos se o seu “pneuzinho” é gordura ou inchaço

pneuSabe aqueles ‘pneus’ na região abdominal que tanto incomodam homens e mulheres? Eles podem ser decorrentes de problemas como acúmulo de gordura ou retenção de líquido. O bom é que existe um teste rápido e simples para identificar a causa.

Em entrevista ao site ‘Mulher’, a nutricionista da Clínica Dr. Família, Evelin Siqueira, ressaltou que a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em áreas do corpo como o quadril e o abdômen. Já retenção de líquido afeta principalmente barriga, pés, tornozelos, mãos e pernas.

Para descobrir qual das duas é a causa da sua ‘sobra’ na região da barriga, basta, com os dedos em pinça, apertar a pele do local que deseja analisar por dois segundos e observar. Caso a marca do dedo permaneça por três segundos, é sinal que há líquido retido nos tecidos periféricos. Se não acontecer, as dobrinhas são provenientes do aumento de gordura.

Mas é importante lembrar que existe um exame específico e mais detalhado para isso: bioimpedância. Ele avalia a composição corporal através de uma inofensiva corrente elétrica que percorre o corpo, informando o percentual e peso da gordura corporal total, o percentual e peso da massa magra, o total de água no corpo, o peso corporal ideal e a taxa metabólica basal.

....

COMPARTILHAR