Descubra qual tipo de lingerie é melhor para período menstrual

Cólicas, dores nos seios, inchaço e muito desconforto resumem bem o período menstrual. A menstruação é capaz de tornar o dia das mulheres mais difícil, não é? A escolha da lingerie pode fazer diferença “naqueles dias”. Isso porque existem calcinhas e sutiãs que são mais confortáveis para se usar principalmente no período menstrual.

De acordo com uma pesquisa de 2017 da Febrasgo em parceria com a Bayer, 55% das mulheres brasileiras que menstruam todo mês não gostam. Já 45% dizem que se sentem saudáveis nestes dias, já que sentem que o corpo está sendo limpo. Algumas mulheres sentem muita cólica, outras tem fluxo intenso, umas odeiam menstruar e outras adoram, mas todas precisam de calcinha básica confortável para se usar.

Ao entrar em uma loja virtual ou física de lingerie, é comum se deparar com uma infinidade de modelos, cores e tipos. Qual escolher pensando nos dias de menstruação?

Prefira calcinhas de algodão

Muitos ginecologistas indicam o uso de calcinhas de algodão no dia a dia, já que o tecido facilita a transpiração da região. Sendo assim, nos dias em que a mulher está menstruada, esse tecido é ainda mais indicado.

Sabemos que existem calcinhas de renda, elastano e outros tecidos, mas eles podem ser usados em outros dias. Alguns desses modelos podem abafar a região íntima e gerar irritações.

Use calcinhas com laterais largas

É difícil encontrar alguma mulher que nunca sofreu com os absorventes e a calcinha durante a menstruação. O desconforto não pode ser negado, mas a escolha de lingerie certa pode diminuir um pouco.

Entre tantos modelos de calcinha básica algodão, qual escolher? A mais indicada é aquela que possui as laterais mais largas, já que ficam mais confortáveis no corpo e diminuem as chances de vazamento. Ninguém merece manchar com menstruação, né?

Dentro da categoria de laterais largas, há diversos modelos. Algumas são maiores, outras menores, mais folgadas e mais justas. Para não ter erro, escolha aquelas que não permitem que o absorvente saia do lugar, mas que também não sejam tão justas.

E se a calcinha manchar?

Acabou de comprar calcinha e no primeiro dia que usou, a menstruação desceu? Parece até que ela quer estrear a nossa peça nova, não é? Nesse caso, lave a lingerie o mais rápido possível com água fria e detergente neutro.

E o sutiã?

Como se o desconforto na região íntima não bastasse, ainda existem mulheres que sentem dores nos seios neste período. Cada caso é diferente, algumas sentem bastante, outras dizem que é apenas um desconforto.

Mas é preciso estar atento ao sutiã a ser usado nesses dias. Especialistas indicam o uso de sutiã com mais suporte, mas cada mulher tem as suas preferências e necessidades. Uma pessoa pode se sentir mais confortável com sutiã sem bojo nesse período, por exemplo.

Não há uma regra do melhor sutiã básico, o importante é que você se sinta confortável!

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.