Desvende todos os mitos populares sobre dieta e emagreça com saúde

Aryane PanicatExistem alguns mitos que interferem na rotina de alimentação dos brasileiros. Aquele monte de truques infalíveis pra emagrecer e crenças em torno dos alimentos nem sempre são verdadeiros. Embora algumas suposições sejam verdadeiras é preciso ficar alerta e manter uma alimentação saudável e adequada. Desvende esses mitos populares com a nutricionista Paola Zancani que responde o que é certo e o que é errado na dieta.

Desvende os mitos populares sobre dieta e ganhe muito mais saúde

1- Cortar os carboidratos após as 18 horas ajuda a emagrecer?

Depende muito da rotina diária de cada um. Se o paciente faz atividade física à noite, precisa de carboidrato após o treino. Se é sedentário, é bom reduzir os carboidratos à noite, aproximadamente 5 horas antes de dormir para evitar um pico de insulina durante o sono. Mas se a pessoa é diabética, outros cuidados são necessários.

2- É verdade que gelatina emagrece e elimina celulite?

Não há nada comprovado que colágeno exógeno (gelatina) se transforme em colágeno endógeno. Não há relação com melhora de celulite com ingestão de gelatina, mas existem tratamentos que estimulam a produção de colágeno.

3- Beber mais de 2 litros de água por dia é importante?

O cálculo de ingestão de água é individual. A quantidade diária é de 35 ml de água por quilo de peso. Beber água hidrata o organismo. Se você está bem hidratado, consegue levar adiante um plano de reeducação alimentar com mais facilidade.

4- Tomar sopa todos os dias durante uma semana faz bem para o organismo?

Também não há nada comprovado, até porque existem diferentes sopas (baixas em calorias ou altamente calóricas). A mastigação é fundamental para estimular o centro de saciedade no cérebro e deixar o individuo satisfeito por mais tempo.

5- Tomar suco de um limão pelas manhãs emagrece? E água morna?

Muitas pessoas costumam tomar pelas manhãs suco de um limão com água morna para emagrecer, mas não existe nada comprovado.

6- Beber água durante as refeições faz mal?

Sim. Qualquer líquido durante as refeições dilui as enzimas digestivas, o que prejudica a digestão.

7- Qual a diferença entre sal light e marinho?
O sal marinho é o sal sem refinamento, ou seja, integral. O uso excessivo de sal pode agravar determinadas doenças, como a hipertensão arterial. Nesses casos, sugiro o uso do cloreto de potássio em vez de cloreto de sódio. O cloreto de potássio é comercializado pelo nome de sal diet ou sal light (contém 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio). Ele tem um sabor salgado um pouco mais acentuado e deve ser utilizado por recomendação de um nutricionista ou médico.

Quando se fala em dieta sempre há muitas dúvidas. Aqui esclarecemos algumas. Se deseja maiores informações consulte em médico e um nutricionista.

8 – Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?

Quando pulamos refeições, permanecemos em jejum por um longo período. Isso é prejudicial em vários aspectos. Primeiro, porque dificilmente vamos conseguir comer corretamente na próxima refeição, uma vez que podemos estar com muito mais fome e seremos menos seletivos em nossa escolha alimentar. Segundo, porque nosso organismo reage ao jejum com redução do gasto calórico e, conseqüentemente, isso dificulta a perda de peso.

9 – É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja.?

Todas as vezes que escolhemos alimentos mais calóricos, devemos reduzir o volume ingerido para conseguir perder peso. Às vezes, a redução de calorias inviabiliza a dieta, pois o pequeno volume ingerido nos causa muita fome. Por outro lado, é impossível aderirmos a um plano dietético, abolindo nossos alimentos prediletos. Por isso, a dieta deve sempre ser individualizada e discutida com o paciente.

10 – Comer depois das 20:00 causa ganho de peso?

Não há nenhum estudo criterioso que comprove essa idéia, assim como é polêmica e infundada a suspensão do carboidrato do jantar. O maior problema é o excesso de alimentos, à noite, e sua influência na qualidade da digestão e do sono noturnos.

11 – Certos alimentos, como berinjela, sopa de repolho e suco de limão podem queimar a gordura corporal e fazer perder peso rapidamente?

Não há alimentos que queimam gorduras. Todo alimento que será metabolizado pelo organismo causa um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas. Por outro lado, são frugais e de absorção muito rápida, podendo predispor a sensação de fome precoce.

12 – Comer carne vermelha é ruim para a saúde e tornará mais difícil a perda de peso?

Não há alimento ruim, há dieta ruim. A carne vermelha é um componente muito importante para a nossa saúde, uma vez que contém ferro em sua forma de mais fácil absorção. Os riscos para a saúde são o fato de algumas delas serem fontes de gorduras saturadas, em geral, e de colesterol, em particular, e nesse caso, serem muito calóricas.

13 – Fast foods sempre são uma escolha inadequada para a saúde e devem ser evitados durante a dieta?

Esses alimentos são, realmente, na maioria das vezes, inadequados à saúde. Isto, no entanto, não os tornam abolidos do cardápio. Hoje, preocupa-nos muito o grande consumo destes alimentos entre as crianças e adolescentes nas cantinas das escolas e nos almoços dos executivos e trabalhadores das grandes cidades.

14 – Pouca gordura ou sem gordura significa que o alimento não tem calorias?.

Geralmente, as gorduras são os macronutrientes mais calóricos (9 calorias/grama) quando comparamos com as proteínas e carboidratos (4 calorias/grama). Então, os alimentos sem gorduras ou com baixo teor de gorduras têm menos calorias. Isso não significa que não contêm calorias.

Fonte: Ellen Paiva e R7