BLOG DO DEUSIMAR COMPARTILHANDO A JUSTA REFERÊNCIA AO CORONEL JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO.

39

FOTO GDE FACE JULIA DEUSIMAR DAS ABELHAS E O CORONEL JERONIMOJúlia Borges Ribeiro e José Deusimar compartilharam a publicação de Ribeiro Uaua.
Seu Jerônimo,meu Sogro/Pai, Um Presente de Deus Para Todos Nós!
Uma Vida repleta das Graças do Pai Eterno e de Maria Santíssima.
Exemplo de “Homem Forte” que nos transmite uma Fé Inabalável.
Devoto de São José! Maria Santíssima sempre sua Mãe e Mestra na arte de conviver.Sua presença é sempre Luz! Luz que nos conduz para os caminhos que nos ensinou a trilhar: Pelos caminhos do Amor,Fé,Humildade,Simplicidade,Solidariedade,Nobreza de Caráter,Dignidade,Honestidade,Harmonia,União,Justiça e muita Paz.
Vive seus 98 anos bem vividos com graças especiais.
Anos combatidos-Pelo Bom Combate;
Anos partilhados-Com sua Fiel e Generosa Amizade;
Anos sofridos-Mas Bem Aceitos;
Anos esperançosos-Que continuarão a nos Orientar;
Anos que nos falam que VIVER é DÁDIVA DO CÉU;
Que saber Viver é fonte de PAZ,ALEGRIA,ESPERANÇA,AMOR,DEUS!
E é isso que seu Jerônimo transmite a todos que chegam em seu Lar.
TE AMO MUITO!

Foto de Ribeiro Uaua.

Foto de Ribeiro Uaua.
AO LÍDER JERÔNIMO RIBEIRONasceu em 12 de dezembro de 1916. Seus ascendentes foram os povoadores de Uauá. Primogênito de Rosa Rodrigues Ribeiro e Salomão Dias Ribeiro. Irmãos: Maria Ribeiro Marques(Cotinha); Osvaldo Rodrigues Ribeiro (Vavá); Dair Ribeiro de Oliveira (Iaiá); Jose Ribeiro (Ioiô) e Doralice Ribeiro de Carvalho. Casou-se com Maria Borges Ribeiro e tiveram 8 filhos: Maria do Carmo; Jose Borges Ribeiro; Maria Perpétua; Marlene; Francisco de Assis; Maria Auxiliadora; Maria de Fátima e Isabel Maria.

Em 1948 tomou posse como terceiro “prefeito constitucional” de Uauá, eleição à qual concorreu com Belarmino Cardoso de Oliveira (UDN), em cuja administração se deu a instalação do distrito de Serra da Canabrava.

Governou durante quatro mandatos, sendo o último em 1972, ano em que se realizou a I Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Uauá, onde contou com o apoio do Ministério da Agricultura e da contribuição e colaboração de Baby Pignatari, proprietário da Caraíba Metais.

Construiu a ESCOLA REUNIDAS JOÃO BORGES DE SÁ, numa justa homenagem ao político que emprestara o nome; Construiu também o COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, cuja primeira turma de Professores se formou em 12/12/1970.

“Seu JEROMI”, senhor de profundos e legítimos anseios em prol do desenvolvimento socioeconômico e pelo espírito de luta, no sentido de que Uauá conquistasse lugar de destaque. Graças ao seu trabalho memorável e patriótico no âmbito social, educacional e religioso, que sua terra conquistou melhorias, projeção; desfrutou do convívio de paz e harmonia . UAUÁ se orgulha desse filho. É, sem dúvida, um imortal.

Homem simples, como diria meu amigo Porfírio, “iluminado”; cidadão do bem; justo e temente a Deus. Zeloso e respeitador nunca deixou faltar nada ao povo, em todos os ângulos da sua administração pública, até mesmo nos anos mais cruéis das horrendas secas.

Em face de seu destacado intelecto, carisma e sua pioneira liderança no desenvolvimento do sertão, tornou-se referencia local, regional e quiçá, nacional. Foi entrevistado varias vezes pelo Globo Rural e outros interessados sobre vários temas.

Autor de várias obras, inclusive o livro “Uauá – História e Memórias” e o vovô amado por todos.

Hoje, aos 98 anos de idade continua sendo O MAIOR LÍDER POLITICO DE UAUÁ!

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

CARTAO DE VISITA-DEUSIMAR DAS ABELHAS.