AÇUDE DA TAPERA EM MONTE SANTO/BA – GOVERNO DA INÍCIO A SUA REVITALIZAÇÃO.

43

 

Olá leitores de nosso modesto blog!! Boa Noite!!

Este modesto blogueiro amigo, aproveitando a oportunidade  desta bela noite do 12º dia do mês 07 deste ano literalmente virulento, deixa aqui para a devida apreciação de tod@s vocês. este artigo, resultado de uma afinada parceria que tenho com o mestre Florisvaldo Ferreira dos Santos, meu parceiro blogueiro amigo, ambos do mesmo site, www.portaldenoticias.net de Cansanção Ba.

No dia de ontem, juntamos a fome com a vontade de comer, quer dizer, ele contando com o meu  envio de algumas fotos e vídeos, a respeito do processo de revitalização do Açude da Tapera do Município de Monte  Santo, o dito blogueiro que tem tinta nos dedos, de posse do material enviado e de outros dados, resultado de sua minuciosa pesquisa na porreta dessa net, fez montagem deste completo; muito completo, e completíssimo artigo que trata da concretização dos sonhos de longas datas do povo simpático do Povoado de Tapera e Região, esta valorosa pública de responsabilidade do DNOCS- Departamento Nacional de Obras Conta as Secas, que inclusive, foi o percursor da construção deste referido açude há quase sem anos atrás.

Aproveito o ensejo, para deixar aqui registrado os sinceros e merecidos parabéns ao meu parceiro blogueiro  amigo  Florisvaldo, pela oportuna e rica contribuição que servirá de esclarecimentos para os beneficiários, colaboradores diretos e indiretos que não mediram esforços para a revitalização deste maior manancial de água de nosso município, que ao longo de muitos anos vem sendo a redenção do nosso sofrido, porém, importante e mais que merecedor povo sertanejo.

Em tempo, gostaria deixar um pedido aos mesmos colaboradores  que lutaram para a implantação desta grandiosa política pública, que outros açudes fossem construídos no fantástico  Rio Cariacá,dando-se o ponta a pé inicial do processo de perenização do mesmo.

Como Deusimar- O Homem Forte das Abelhas costuma dizer que uma imagem acaba valendo por 1.000, ou até mais palavras, atentem bem na imagem abaixo, e percebam que  uma certa feita fiz um levantamento técnico de um dos diversos pontos estratégicos que o nosso fantástico Rio Cariacá apresenta para o seu muito bem vindo processo de perenização. Espero que gostem.

 

 

Tap 4

Por Florisvaldo -11 de julho de 2020

Construído em 1919, o Açude da Tapera que fica localizado no município de Monte Santo, sertão da Bahia, há muitos anos vinha necessitando de revitalização, pois os seus afluentes e a bacia encontravam-se  assoreadas pelo acúmulo de terra, areia, argila e detritos, consequência direta de enchentes pluviais devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos. É uma obra de suma importância para o município, por trata-se do principal reservatório de água da região. A revitalização que era um sonho dos moradores, está se tornando uma realidade, graças ao empenho do Deputado Estadual Laerte Leandro de Araújo Fernandes, popularmente conhecido como “Laerte do Vando”, do Prefeito Edvan Fernandes de Almeida, ex-deputado estadual, que todo mundo o chama de “Vando” e Elmar do nascimento, Deputado Federal, que foi o autor da emenda . Este Açude foi construído em 1919 e conta com uma capacidade de 3.093.000m³ (três milhões e noventa e três mil metros cúbicos) de água.

Tap 5

O “Rio Cariacá” despeja na bacia do Açude uma grande quantidade de água captada em suas cabeceiras, que por sua vez, não suportando o manancial, jorra pelo sangradouro formando lindas cachoeiras de beleza exuberante e atrai milhares de pessoas, tornando-se um ponto turístico e única opção de lazer natural para população montesantense.

Tap 2

Na localidade, existia a “Prainha da Tapera”, composta de areia branca, alameda de coqueiros, campo de futebol, Quiosque/restaurante, tornando-se local de atração de milhares de pessoas todos os finais de semana.

 

 

Deusimar

Fonte- Deusimar das Abelhas

Contribuição do:Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 11/07/2020ip

Colaboração e Complementos de:


José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD-Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo)(75) 99131-0784 (Tim).
Blog:
https://www.portaldenoticias.net/deusimar