BLOG DO DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO ARTIGO DO HOMEM FORTE DO MEL DAS ASF- MARCIO PIRES.

 

Olá leitores(as) amigos(as) de nosso blog!!

Este modesto blogueiro de vocês, feliz da vida depois de retornar de mais uma caminhada na busca constantes de novos e novos conhecimentos sobre nossas abelhinhas, aproveita o ensejo para postar mais um artigo que trata do mega evento que aconteceu  nesta semana em curso na próspera cidade de Irecê- O  1º EBM- Encontro Baiano de Meliponicultores- Criadores das ASF- Abelhas Sem Ferrão. Foi um show de bola, e sem puxar o saco, o Rei da Mandaçaia, o agrônomo de mão cheia Marcio Pires de Oliveira, foi a estrela que mais brilhou, dentre tantas outras estrelas  a exemplo do palestrante alagoano Dr. Pedro Acioli(Ver penúltima imagem abaixo); a preparada Diretora de Meliponicultura da FEBAMEL, que é( Generosa) até no nome; Ivan Costa Sousa da CEPLAC (com S original de Portugal); Antônio Dias- O cabra bom, que tem papa na língua; o coordenador geral e toda sua equipe, Dr. Professor Rogério Matos; do outro também, Dr. Professor da UFRB- Carlos Alfredo e sua equipe; os abnegados ex- extensionistas de nossa velha e extinta EBDA, enfim, sem querer praticar injustiças vou parar de citar o nome de tanta gente boa e preparada na área das ASF.

NOTE: Percebam  na 1ª e 2ª imagem abaixo, a alegria e satisfação do Rei da Mandaçaia, recebendo o certificado de campeão do melhor mel avaliado pela comissão organizadora do encontro. Na segunda imagem, percebam a alegria coletiva da galera nesta foto oficial registrada por este modesto blogueiro de vocês, que ficou no prejuízo por não ter saído na foto. srsrsrsr..

Bom final de semana a tod@s, e muito obrigado aos(as) companheiros(as) que participaram do 1º EBM, pela proativa companhia.

Deusimar- O homem Forte das Abelhas- ELAS não fazem MAL, fazem MEL!!

 

DSC_0310
DSC_0223

 

 

 

Márcio Pires de Oliveira e José Deusimar Loiola Gonçalves  adicionaram 9 novas fotos

Teve início ontem o I Encontro Baiano de Meliponicultura em Irecê, nosso evento está sendo um sucesso total, muita gente, inclusive de outros estados, como RJ, ES, PE, SE entre outros, ontem ministrei um mini curso durante o evento, e o que me chamou mais a atenção foi o interesse de novas pessoas pela atividade de criação das nossas abelhas, quem tiver interesse ainda dá tempo de acompanhar, pois, ainda tem hoje e amanhã LOCAL DE REALIZAÇÃO O I ENCONTRO BAIANO DE MELIPONICULTURA
IFBAHIA – CAMPUS IRECÊ
IFBA – Campus Irecê
Rodovia BA 148, km 04, n°. 1800 – Bairro Vila Esperança. Irecê / BA

Foto de Márcio Pires de Oliveira.
Foto de Márcio Pires de Oliveira.
Foto de Márcio Pires de Oliveira.
Foto de Márcio Pires de Oliveira.
Foto de Márcio Pires de Oliveira.
DSC_0248

Deusimar- O Homem Forte das Abelhas , fez um sacrifício forçando um pouco o seu estado de saúde e participou ativamente do 1º EBM de sucesso, graças a verdadeira troca de experiências entre os participantes. Aproveito o ensejo, para deixar aqui registrado uma bela dica que aprendi com um conterrâneo amigo meu, Coronel Zeliomar Almeida volta à ativa – Bahia na Política,aposentado da PM/BA. A dica vai para a pro ativa coordenação, capitaneada pelo brilhante professor Dr. Rogério Matos, que o mesmo faça uma convocação dos membros da referida comissão ainda este ano( que não demore muito para não esquecer), e levantar os muitos pontos positivos, e também, os poucos pontos negativos anotando em uma agenda ou guardando em um pendrive, e na véspera da montagem da programação do próximo evento, saber como manter e até aprimorar os pontos positivos, e descartar descartando os pontos negativos. Em minhas considerações finais, como crítico construtivo que sou, gostaria apenas de apontar um ponto negativo que foi a ausência de aulas práticas, e quem sabe, no próximo evento não venha faltar na programação o valioso espaço de aulas práticas na visita técnica ao meliponário do Rei do Mel das ASF-Marcio Pires, ou um outro mais próximo do local do encontro, para a galera meter a mão na massa, e no aprender a fazer fazendo captar melhor os conhecimentos teóricos. Quando participei das duas últimas edições do curso tradicional -ASF da maior casa do saber(UFRB) de nossa linda e extensa Bahia no INSECTA – Grupo de Pesquisa Insecta daquela instituição de ensino superior, lembro-me que aprendi muito nas aulas práticas(Atentai bem na última imagem abaixo). CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves-
Técnico em Agropecuária; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim-Wast App).

Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.