BLOG DO DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO ARTIGO SOBRE O SEGMENTO TURISMO DO TERRITÓRIO PIEMONTE .

48

Olá leitores(as) amigos de nosso blog!!!

Por motivos alheios a minha vontade, ultimamente nosso modesto blog  vinha muito carente de uma alimentação de acordo com o merecimento de todos(as) vocês. Estou retornando, e desta feita levando ao conhecimento de todos(as) este artigo abaixo, que trata sobre uma experiência exitosa com  o segmento  TURISMO, que vem  amplamente  discutido no Território da Cidadania que atende pelo nome de PIEMONTE, envolvendo municípios que dispõem de um extraordinário potencial turístico, a exemplo de : Senhor do Bonfim; Campo Formoso; Antônio Gonçalves, e Pindobaçu com suas exuberantes cachoeiras naturais. Faz parte da linha de frente da articulação e coordenação, o meu nobre ex colega dos velhos carnavais da Extensão Rural pública de nossa linda e extensa Bahia, o extensionista de mão cheia, Paulo Roberto Rafael de Freitas.   Espero que gostem do referido artigo. Contribuição e Complementos de: 

José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária- Ex-  Funcionário Publico do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo  em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar

 

TURISMO NO TERRITÓRIO

 

O Circuito Agro Eco-turístico e Cultural do Piemonte da Chapada Norte foi idealizado em dezembro de 2018, com o intuito de diversificar e prolongar o turismo regional que até então era apenas Junino. Nesse sentido, uma família da Fazenda Mangabeira, município de Antônio Gonçalves, inspirada nos Circuitos Agro Eco turísticos da região serrana do Espírito Santo, batizou o Circuito, local apenas, como Circuito Mangabeira. Posteriormente, realizou-se uma reunião na Biblioteca Pe. Miguel Gamara na sede do município de Antônio Gonçalves, com participação de aproximadamente 40 pessoas, tendo como convidados o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e representantes de Antônio Gonçalves, Pindobaçu e Campo Formoso.

Na ocasião, foi feita uma apresentação da proposta pelos idealizadores e de imediato surgiu à ideia de ampliação do Circuito, que passou a se chamar Circuito Agro Eco turístico e Cultural do Pico da Redenção (ponto geográfico com maior altimetria região). Nesse roteiro de 18 km que iria da Serra da Fumaça em Pindobaçu a Campo Formoso, passando por Lutanda/Grota Ferreira/Riachão/Bananeira/Mangabeira/BA 220, à época das primeiras reuniões, já haviam sido identificadas seis Cachoeiras, Balneários, uma Barragem no Rio Aipim, Serras, Trilhas, Pico da Redenção, três Engenhos de Cana de Açúcar, Queijarias Artesanais, Cultivo de Uvas, Comunidades remanescentes Quilombolas e potencial para cultivos de Café e Cacau, bem como as Unidades de beneficiamento e consumo desses produtos, a exemplo de Chocolateira, Cafeteria, Laticínio, Vinícola, além de Campings, Pousadas e Hotéis, Haras, Frotas de Quadriciclos, Bicicletas, Jeeps, Cervejarias Artesanais etc.

No decorrer do ano de 2019 o grupo foi recebido pelo Secretário Estadual de Turismo Fausto Franco, que atendeu a solicitação de encaminhar Técnicos em Turismo para mapear as potencialidades turísticas do circuito e da região. Na visita dos Técnicos, pessoas do Departamento de Turismo de Senhor do Bonfim fizeram acompanhamento nos demais municípios e a partir desse momento o Circuito foi mais uma vez ampliado, passando a ser chamado pelo nome atual: Circuito Agro Eco turístico e Cultural do PIEMONTE da Chapada Norte.

 Em 2020, o grupo se reuniu no SEBRAE de Sr. do Bonfim, com participação de representantes do setor de turismo das Prefeituras Municipais, do setor Privado e com a inserção de representantes de instituições de cunho intermunicipal, como o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, o Colegiado Territorial do TIPNI, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do SEBRAE. Na ocasião, foi decidido traçar um roteiro principal pelas estradas vicinais e trilhas já existentes na região serrana. Essa estrada passou a ser chamada de Espinha Dorsal do Circuito, que vai da Serra da Fumaça em Pindobaçu a Serra dos Morgados em Jaguarari, passando pelas Serras dos Municípios de Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, abraçando a quase totalidade do território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.

Nessa reunião, o SEBRAE colocou à disposição do Circuito o portfólio de produtos do órgão ligado à Gestão do Turismo. O Consórcio Público se comprometeu, após levantamento a ser realizado por cada Município, a elaborar uma planilha com custos para tornar essa Espinha Dorsal transitável durante os 12 meses do ano, o que induzirá ao Turismo Rural, ao Turismo de Base comunitária, e o escoamento da produção Agrícola da região serrana, bem como enfrentar a ausência históricos das populações locais e colaborar para a promoção de dignidade das populações que habitam essas comunidades. Nos levantamentos prelimiranres feitos e entregues ao Consórcio Público TIPNI, a planilha apresentava um investimento aproximado de 6,5 milhões de reais, sendo entregue nas mãos do Governador Rui Costa, que encaminhou a Secretária Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) para análise.

Já nesse ano de 2021, o grupo se reuniu novamente na Agência do Sebrae Senhor do Bonfim, e tivemos a grata informação, por do Consórcio Público TIPNI, que a SEINFRA está solicitando o Projeto da Estrada que será a Espinha Dorsal do Circuito. Para elaborar o projeto de estrada com valor real, é indispensável topografia, cortes e cálculos, ou seja, um projeto básico para execução da obra. Desse modo, foi orçado que para a realização destes estudos técnicos (topografia/cálculos/projeto) haverá o custo aproximado de 900 reais por Quilometro (Km), a ser custeado por cada Município, que terá seu território cortado e beneficiado pela Espinha Dorsal do Circuito Agro Ecoturístico e Cultural do PIEMONTE da Chapada Norte, em Contrato de Parceria com o Consórcio Público. Nesse sentido, cada Prefeitura custeará a quilometragem que passar por seu Município.

O Consórcio Público já elaborou o Contrato de Parceria, que foi entregue aos representantes municipais do Turismo para tomada de assinatura dos respectivos Prefeitos, informando que até essa data apenas os Prefeito de Pindobaçu, Dr. David Menezes, Laércio Júnior de Senhor do Bonfim Djalma Amorim Cardoso de Antônio Gonçalves demonstraram em interesse, os demais aguardamos posição. É válido ressaltar que uma obra desta envergadura trará impactos socioeconômicos positivos duradouros, possibilitando o desenvolvimento do Turismo Territorial, gerando emprego e renda para dezenas de pessoas, além de garantir a tráfego e a segurança para todas as cadeias produtivas do entorno e colaborar para a geração de dignidade para as populações locais que sofrem com a ausência, sazonais, de condições de deslocamento. A médio e longo prazo a efetivação da Espinha Dorsal do Circuito se demonstra vetor significante de desenvolvimento territorial para diversos segmentos econômicos, alguns com valor agregado alto, como o Turismo.

 Por fim, o Custo Benefício excelente para cada município diretamente impactado com impactos benéficos duradouros. O que compete a cada Município não é a execução da obra, nem a realização dos levantamentos para o projeto básico, trata-se apenas do investimento baixíssimo para garantir mais estradas para o Território, a serem executadas pelo Governo do Estado

.

Considera-se que essa região, desde suas origens até os dias atuais, serve de visitação constante aos mais diversos pontos de seus santuários ecológicos como as serras, cachoeiras, trilhas naturais, montes, além das manifestações religiosas, a exemplo do festejo às almas penadas de Bananeira de Santa Efigênia, na sexta-feira santa, bem como as bandas de calumbis e as famosas festas de cavalgada. Tudo isso já acontece de maneira involuntária e sem apoio logístico e institucional, e não obstante por todo esse potencial é que vimos à necessidade de uma organização em conjunto com toda sociedade e o poder público.

Diante do exposto, solicitamos de todos os segmentos da Sociedade, a exemplo: das Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, entidades da Sociedade Civil, Associações Comerciais de Produtores Rurais, Sindicatos, Universidades, Imprensa Falada, Escrita, Televisiva e Virtual todo apoio no intuito de melhor desenvolver o Turismo Regional. Esse, além de gerador de emprego e renda, é principalmente disseminador e educador na área de preservação ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Esse Grupo de Trabalho solicita também fazer parte do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER do Território de Identidade PIEMONTE Norte do Itapicuru.

FONTE:

Blog do Juju Mangabeira