BLOG DO DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPARTILHANDO AS MÁXIMAS DO ETERNO PADRE HUBERTO BRUENING

44

Homenagem a Paulo Menezes (1946-2021), um dos grandes promotores da meliponicultura brasileira - A.B.E.L.H.A.

ABELHA
Homenagem a Paulo Menezes (1946-2021), um dos grandes promotores da meliponicultura brasileira – A.B.E.L.H.A.

MONSENHOR HUBERTO BRUENING – VIDA DOADA A MOSSORÓ | Pe. José Artulino Besen

MONSENHOR HUBERTO BRUENING – VIDA DOADA A MOSSORÓ.

O monsenhor Humberto Bruening, vigário de Mossoró até o último dia de vida, era amado e respeitado por todos. Como descendente germânico, herdou o jeitão de “ouvir muito e falar pouco”. Certa feita, observava o trabalho que um pedreiro seu contratado fazia no altar-mor da catedral. O servente foi chegando com argamassa e disse: “Padre Huberto, só se fala no ouro de Serra Pelada”. E, depois, de rápida pausa: “Eu tô pensando, agora no final do ano, me casar e ir embora pro Amazonas. O que o senhor acha?”. Padre Huberto do pico dos seus dois metros de altura e setenta anos de experiência, alfinetou: “Você vai fazer duas besteiras de uma vez só”. Assim mesmo o monsenhor fez o casório e não cobrou nada.

O blogueiro Deusimar- O Homem Forte das Abelhas complementa o artigo acima do Dr. Paulo Menezes, o Rei da Jandaíra da cidade de Mossoró-RN com outras máximas do inesquecível Pe. Huberto Bruening. Vejam aqui:

1.   Padre Huberto Bruning, além de um sábio, estudioso, pesquisador, profundo conhecedor e protetor  da abelha Jandaíra, era também muito espirituoso e radicalmente contrário à americanização de nosso vocábulo. Por ocasião de um batizado em que presidia, indagou do genitor qual o nome da criança. – Washington, respondeu orgulhoso o pai do garoto. Padre Huberto indagou o porque  daquele nome de origem americana. – É que gosto muito da letra “U”, informou o pai ao que foi admoestado pelo sacerdote:  – Se é por isso você deveria ter registrado  com o nome de Urubu que tem logo três letras “U”.

2.      Padre Huberto costumava dizer  que os seres da terra geralmente fazem seus caminhos, suas trilhas,  para se orientar e facilitar seus deslocamentos. Assim, a formiga cortando roça segue sempre pela mesma rota em direção ao formigueiro. O cupim para o cupinzeiro. Da mesma maneira caminham os preás, os tatus,  os veados campeiros e  demais animais da nossa fauna,  à busca do alimento e do abrigo. Nossas abelhas após localizarem flores poliníferas e nectaríferas constroem verdadeiras trilhas comunicando às suas irmãs através de sons rápidos e intermitentes a direção  entre o ninho e a fonte de alimento. É assim o comportamento de  todas as espécies do planeta terra com uma única exceção. A exclusão da regra, como não poderia deixar de ser é feita pelo dito animal chamado racional. É o homem quem constrói as famosas lombadas nas ruas e estradas dificultando sua própria passagem por não ter  autocontrole de andar na velocidade permitida.

3- Padre Huberto não tolerava mulher na igreja que não estivesse com roupa bem composta. Vestimenta decotada então nem pensar. Ao ver uma devota com uma blusa bastante decotada se dirigiu à mesma mandando que fosse trocar a roupa a fim de que não aparecesse o suvaco ao que foi refutado de pronto pela religiosa: – suvaco não, axila. Padre Huberto então fulminou: axila é quando a região é depilada, cabeluda deste jeito é suvaco. – (Padre Huberto foi um sacerdote catarinense que dedicou 48 anos de sua vida à cidade de Mossoró-RN)

Colaboração e Complementos de: 
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária- Ex-  Funcionário Publico do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo  em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar