BLOGS DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS APRESENTANDO MAIS UM DE SEUS CAUSOS VERÍDICOS.. ACREDITE SE QUISER.

49

Festa do centenário do meu sábio tio José Gonçalves  Rodrigues ( 16-06-2017).

Neste feriado da data mais histórica de nosso Brasil(21-04), Deusimar das Abelhas foi para sua terra natal Uauá, e por lá, 80% de seu tempo foi dedicado às prosas com seu sábio tio José Gonçalves Rodrigues, a quem o chamo na intimidade de Tio Zeca.

De acordo com as previsões de chuvas do momento para nosso sertão, o primeiro assunto foi este, e meu querido e sábio Tio Zeca, começou a falar de suas longas experiências meteorológicas  vivenciadas com seus antepassados, e que nunca falharam. Quando eu disse-lhe que a ciência dos homens estava indicando chuva de trovoadas  em nossa região nesta segunda quinzena do mês de abril deste ano em curso, ele confirmou dizendo: está ventando de cima,  e quando os ventos advindos do lado do norte(quem está em Uauá, os ventos do lado do São Francisco), era um sinal muito forte de que em poucos dias o sangue da terra não ia demorar muito de cair em nosso sertão sofrido. Nessa conversa vai, conversa vem, sobre esta experiência comprovada de meu sábio  tio, Deusimar das Abelhas lembrou-se  de uma prosa  com sua avó, Emiliana Gonçalves Rodrigues(mãe de Tio Zeca), que morreu com 104 anos bem vividos , quando  ela  tratou sobre esse mesmo assunto da experiência dos ventos advindos do norte(ventando de cima), foi Deusimar das Abelhas  e disse-lhe: Olhe Mainha!!Vai chover, está ventando de cima!! vai ela com sua sabedoria popular desse mundão de nosso Deus que lhe sempre foi peculiar , e responde na lata: deixe de ser besta moleque!! os ventos que sempre nos deram o indicativo de chuvas sempre vem de cima, os ventos de baixo é peido.. ou é você que está peidando aqui… tenha estilo .. me respeita moleque. srsrs!!

Na continuidade do bate papo desse assunto importante sobre as sonhadas chuvas para nosso sertão, meu tio continuou dizendo que além dos ventos do norte, qualquer ponta de relâmpago para o lado do Rio São Francisco, era um forte indicativo, e quando isto acontecia, ele juntamente com todos os sertanejos esperançosos do sertão saiam na janela, e diziam consigo mesmo: oi o requeijão!!! quando ele acabou de narrar esse fato, Deusimar das Abelhas complementou dizendo: Tio Zeca, enquanto vocês fazendeiros,, ao enxergar um relâmpago, ou ouvir um trovão mesmo que baixinho e distante, gritam em alto e bom som, oi o requeijão!!! Nós apicultores/meliponicultores, gritamos: oi o mele!!!, que venham as promissoras chuvas de nossos sertão, e a fartura de requeijão e mel venham também em abundância. Quem nunca degustou uma bom pirex de requeijão, ou queijo de coalho cortado e regado ao uma razoável  quantidade mel da apis melífera(abelhas com ferrão), ou das melíponas(abelhas sem ferrão, digo, de ferrão atrofiado)

NOTE: Percebam no artigo, que meu sábio tio José Gonçalves, se o Divino nos permitirmos estará completando seus 104 aninhos bem vividos, a  mesma idade que partiu aa mama dele(minha saudosa avó paterna, em 24 de setembro de 1995.

CONTRIBUIÇÃO DA SABEDORIA POPULAR DE MEU TIO JOSE GONÇALVES RODRIGUES-TIO ZECA.

 

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) – (75) 99131-0784 (Tim).
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar