BLOGUEIRO DEUSIMAR – O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPARTILHANDO O ARTIGO QUE TRATA DO CENTENÁRIO DO PATRIARCA DO PARCEIRO AMIGO, TAMBÉM BLOGUEIRO FLORISVALDO

30

Olá leitores(as) amigos(as) de Blog!!

Este modesto blogueiro de vocês, aproveita o espaço de nosso blog para compartilhar esse brilhante artigo do bom companheiro Florisvaldo, que como muito carinho ; muita saudade, muuuuuuiiita propriedade fez essa justa; muito justa e justíssima homenagem póstuma ao seu herói… seu tudo….. tudo… seu maior tesouro aqui nesta provisória planície  terrena,seu saudoso e eterno patriarca.  Que o Divino continue preservando o merecido lugar  de seu Evilázio lá no Palacio Celestial, e que continue também, confortando o bom amigo Flori com toda sua honrada família diante dessa imensa saudade. De olho na segunda imagem acima postada, que gloria se o bom companheiro Flori tivesse sido contemplado com a mesma felicidade deste blogueiro que teve o privilégio de uns poucos de comemorar o centenário de vida  de seu tio , o sábio José Gonçalves Rodrigues no dia 16 de junho do mês de junho próximo passado. Vida que segue. Boa Noite!!

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).

    

 

 

CENTENÁRIO DE UM CANSANÇONENSE – EVILAZIO DE CARVALHO: 100 ANOS DE HISTÓRIA

Evilazio Carvalho montado em seu cavalo com Lauro Fernandes no colo

Historia de um Sertanejo que se estivesse vivo, hoje, 2o de setembro completaria um século de existência.

Evilazio, em sua memoria e recordação, queremos que este dia seja especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Como você gostava de viver o mais intensamente possível, arriscar sempre dentro de suas possibilidades e disponibilidades, sabemos que se você estivesse vivo aos 100 anos para viver outros 100, ainda não teria tempo para fazer tudo o que queria fazer.

Parabéns!

Evilazio Lunguinho de Carvalho, nasceu em 20/09/1917 no povoado de Jacurici, município de Itiúba, estado da Bahia.

Era o terceiro filho de uma família composta por seis irmãos, sendo: Maria de Carvalho, Leôncio de Carvalho, Evilazio de Carvalho, Alexandrina de Carvalho, Lili de Carvalho e Honória de Carvalho, todos já falecidos.

Evilazio Carvalho

Domingas F dos Santos – Dunga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 27 de julho de 1943, casou-se com a senhora Domingas Ferreira dos Santos (Dunga) na cidade de Cansanção, estado da Bahia, local em que fixou sua residência na Fazenda Laje do Jose, no mesmo município. Desta união conjugal, nasceram dez filhos (cinco morrem ainda criança e por respeito, vou declinar os seus nomes), sendo os sobreviventes: Silvia de Coelho, Argemira de Carvalho, Florisvaldo Ferreira dos Santos, Adão Ferreira dos Santos e Maria das Graças de Carvalho. Além destes,  adotou, como se filha fosse, a Hermínia de Moraes (Mirá), a qual permaneceu como membro da família até a década de 80, ocasião em que constituiu sua família.

Evilazio Carvalho, Nelson de Carvalho (Sobrinho e Afilhado) E Domingas F. dos Santos (Dunga)

Pessoa humilde, trabalhador, respeitado e respeitador, dotado de uma honestidade irreparável, criou e educou todos os seus filhos com o suor do seu rosto no incansável trabalho como lavrador.

De terça a domingo, cultivava os produtos para subsistência da família, ao mesmo tempo em que cuidava do seu pequeno criatório que era composto de caprino, ovino e suíno, além de aves de varias espécies.

Na segunda feira (dia da feira na cidade de Cansanção/BA), no lombo de sua tropa de animais, transportava os produtos colhidos e/ou angariados durante a semana (feijão, farinha, milho, mamona e licuri, animais e ovos) para serem comercializados na feira livre da cidade.

Era um homem de gênio forte, não era de mandar recado, porem era dotado de uma sensibilidade impar, capaz de tirar a roupa do corpo para servir ao semelhante que lhe procurasse.

Na época em que nasceu e se criou, os estudos eram privilegio de poucas pessoas, motivo pelo qual aprendeu apenas ler uma carta e escrever outra, fato que o tornou uma referencia na região para todos, servindo de interprete e interlocutor, fazendo e lendo cartas para aquelas pessoas que não sabiam ler e nem escrever.

Para quem lhe perguntava da sua escolaridade, ele costumava dizer: “A única escola que frequentei foi a roça, tendo como caneta uma enxada e meu caderno era o chão”.

Sem nunca ter visto uma partitura musical ou qualquer explicação sobre as escalas musicais de um violão, era uma excelente tocador e juntamente com a sua irmã Honória, formavam uma dupla de cantadores das musicas e modinhas da época (marchas, valsas, boleros, baião, chotes, mazurcas e musicas sertanejas raízes, etc.). Como filho, e ainda adolescente, me recordo com saudades quando ele tocava o repertorio e composições de Noca do Acordeon, em seu disco de 78 rotações, intitulado “Baião da Saudade”.

Em 1954, por ser considerado um conciliador nato na região, na emancipação do município, o prefeito João Andrade o nomeou como Inspetor de Quarteirão, cargo que exerceu, até a década de 80.

A titulo de esclarecimento, informo que no Brasil, a figura do Inspetor de Quarteirão surgiu e foi regulamentada em 1832, em que os “Juízes de Paz” e autoridades policiais contavam com o auxílio dos “Escrivães de Paz” e “Inspetores de Quarteirão”.

Neste período e durante o seu mandato, todas as questões e ações que foram acertadas e/ou apaziguadas por ele, sempre foram aceitas e sacramentadas na sua integralidade pelas autoridades constituídas no município.

Faleceu em 02/12/1991, deixado viúva a senhora Domingas Ferreira dos Santos (Dunga), a qual veio a falecer em 09/04/2013, cujos descendentes são compostos de 10 filhos, 14 netos, 30 bisnetos e 5 cinco trinetos.

Fonte de pesquisas: Florisvaldo Ferreira dos Santos, Leôncio de Carvalho, Nede de Carvalho, Varlene Fernandes dos Santos, Silvia Coelho, Mainar Coelho, Maria das Graças, Argemira Carvalho, Adão Ferreira dos Santos, Sergio de Mainar, Maria Auxiliadora, Antonio Cesar, Nelson de Carvalho e outros.

Nas considerações finai deste dileto amigo pessoal e parceiro do bom blogueiro Flori, deixo aqui registrado os mais elevados parabéns a este bom filho do saudoso Evilázio Carvalho, pela pela dissertação deste artigo que detalha de forma brilhante e minuciosa a linda história de sua família. Deu um verdadeiro show de bola. Mais uma vez, fica aqui registrado os sinceros parabéns deste seu dileto amigo e parceiro blogueiro, Deusimar- O Homem Forte das Abelhas.

 

CONTRIBUIÇÃO DE:Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade  – 20/09/2017

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS: