Deusimar: Vivemos num “caos social”, reflexo de uma política medíocre e corrompida.
No seu sentido e significado etimológico política’ do grego “politikos”, é a arte de organizar, direcionar e administrar uma Nação ou um Estado. No dicionário entendermos-na como a arte de “bem governar, de cuidar dos negócios públicos.” Ou seja, a política é algo importante e eficaz para o desenvolvimento da sociedade, como um todo. Na Grécia, na qual surgiu a política, enquanto conceito, já havia uma importante e forte “inconformação” com o modo que era governado a polis, isto é, o Estado. Platão, filósofo antigo (séc. IV a.C), afirmava que o político teria que ser alguém formado de virtudes e comprometido com o bem comum.
Para se fazer política é necessário a ética e da moral. Infelizmente, hoje há uma distorção no campo político que assola e denigre o povo e o país. Temos um modelo de política sujo e interesseiro que beneficia poucos e prejudica a grande maioria.
Tem se deturpado tanto a política, que a mesma tem sido vista e considerada como pejorativa e desprezível para muitos. As esperanças de prosperar à luz da política vão desaparecendo e desmotivando o povo que é a principal vítima deste caos
Só o homem é capaz de fazer política e de ser político,omos todos políticos e podemos sim mudar este cenário de vergonha e de incoerência política. Não podemos ficar simplesmente “… sentados com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar”, como disse o bom baiano Raul Seixas, na sua música. Não podemos nos contentar com as migalhas que sobram,, como tolos, que são os donos do ouro e que vivem na miséria e na opressão.
Somos “pequenos e fracos, mas pequenos também escreve e sabe fazer acontecer suas próprias histórias”.
Complementando esse oportuno artigo do primo amigo Gilmar Loiola, no mais grave momento da turbulência política pela qual esta passando o nosso país, Deusimar – o homem forte das abelhas deixa aqui o abalizado conceito da ciência POLÍTICA: Ela é uma organização social ideal, e que bom seria se a sua prática fosse feita dentro dos princípios da ética e da moralidade sempre em benefício coletivo da sociedade.
CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor;Meliponicultor; Ex- Diretor de Comunicação da FEBAMEL; Vice- Presidente da AMAMOS-Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo, e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental.