Você já ouviu algum mineiro contando história? Leia o texto abaixo e tente decifrar!
Sapassado, taveu na cozinha tomando uma picumel e cuzinhando um kidicarne com mastumate pra fazê uma macarronada com galinhassada. Mas quascaí de susto quando ouvi um barui de dendoforno, pareceno um tidiguerra. A receita mandopô midipipoca dendagalinha pra assá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinha ispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite! Foi um trem doidimais! Quasquaí dendapia!
Fiquei sensabê doncovim, proncovô, oncotô… Óiprocevê quelocura! Mas, grazadeus, niguém simaxucô!
E ai? decifrou? Então envie para seus queridos e bem-humorados amigos mineiros!Quer ficar mais bem humorado ainda mais? Curtam esse complemento deste blogueiro de vocês:
Um sujeito baiano meio letrado vai e pergunta ao mineiro o que é uai. O mineirinho muito bem preparado muito mais que o baiano letrado vai e responde na lata: Uai!! é Uai!! Uai!! Querendo entender e compreender melhor, Uai… é oxênte de baiano sô!! ..kkkk
Contribuição e complementos de:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor; Ex-Diretor de Comunicação da FEBAMEL; Vice-Presidente da AMAMOS-Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo; Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental, e Assistente Técnico em Desenvolvimento Rural-BAHIATER/FLEM.
(75) 9131-0784/ 9998-0025