Dicas para fazer impressão sustentável

Cada vez mais, empresas e companhias vêm adotando práticas sustentáveis em sua rotina de trabalho, utilizar papel sustentável para fazer impressões e outras atividades pode ser uma boa alternativa de colocar o meio ambiente em primeiro lugar.

Economizar papéis — principalmente empresas que lidam com muitas impressões no dia a dia —, deve ser uma ação sustentável da empresa, que deve ser implementada para todos os funcionários. Ao minimizar o lixo produzido diariamente, o meio ambiente é muito beneficiado.

Diante disso, selecionamos algumas dicas para você e seus funcionários adotarem ao fazer impressões em papel sulfite. Continue lendo e saiba mais!

Utilize papel sustentável

Nossa primeira dica é: invista em um papel ecologicamente correto. Ele pode ser facilmente implementado no dia a dia de uma companhia, sua principal vantagem é a quantidade de matérias-primas extraídas da natureza e o aumento do seu tempo de vida (dura até 7 reciclagens).

Felizmente, é possível encontrar no mercado por uma distribuidora de papéis, papéis recicláveis de gramatura comum, como o papel sulfite, facilitando sua utilização para a impressão de documentos e outras atividades realizadas pelos funcionários.

 

Reaproveite materiais

É sempre importante tentar evitar ao máximo o uso desnecessário da folha de papel sulfite. No entanto, muitas vezes é impossível não utilizar esse tipo de folha, nesse caso, a melhor forma de fazer a impressão sustentável é reaproveitando materiais.

Confira algumas dicas:

  • Utilize o frente e o verso das folhas para fazer a impressão;
  • Utilize folhas velhas como rascunho;
  • Configure sua impressora para ela realizar impressões sustentáveis.

 

Utilize documentos eletrônicos

Sabemos que, muitos documentos precisam ser impressos, principalmente documentos sensíveis da área de Recursos Humanos, por exemplo. No entanto, indicamos que você utilize documentos eletrônicos sempre que possível.

Documentos simples como planilhas, documentos mais simples e outros, podem ser compartilhados em um drive ou software de gerenciamento eletrônico de arquivos, assim, você não precisa imprimir uma quantidade desnecessária em papel sulfite A4.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.