Dicas para melhorar o desempenho da máquina de lavar

A máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial em uma casa e serve para manter as roupas limpas sem muito esforço. As lavadoras possuem inúmeras funções, capacidades e ciclos de lavagem para facilitar a remoção de sujeiras das peças. Mesmo com tantos recursos, é preciso ter alguns cuidados para garantir o bom funcionamento do aparelho por muitos anos.

O primeiro passo para cuidar bem da lavadora é separar as peças de roupas antes das lavagens. É importante não misturar peças coloridas e brancas. Outra dica é separar itens pesados dos mais delicados para evitar desgastes dos tecidos, manchas ou outros problemas. Não lave jeans com roupas íntimas, ou toalhas de banho com roupas de tecido mais fino, por exemplo.

Outra dica é observar as etiquetas das roupas, pois elas têm informações relevantes sobre a maneira certa de lavar as peças. Utilize o ciclo de lavagem mais indicado para cada material.

Você costuma verificar os bolsos das roupas antes de colocá-las na máquina? Caso não tenha esse hábito, é melhor começar a ter. Pequenos objetos nos bolsos, como moedas ou chaves, podem se soltar durante a lavagem e prejudicar o funcionamento da lavadora. Lembre-se de fechar zíper, botões, retirar cintos e enchimentos.

Roupas íntimas devem ser colocadas em sacolas especiais ou dentro de fronhas para que não rasguem ou se danifiquem durante o ciclo de lavagem.

Respeitar o limite da lavadora também é essencial. A capacidade das máquinas de lavar é estabelecida pelo INMETRO, levando-se em conta o peso das roupas secas. Respeitar as indicações de uso recomendadas pelo fabricante é importante para preservação do eletrodoméstico.

A maneira mais simples de analisar a capacidade de sua lavadora é colocar dentro dela 60% do limite suportado. Isso porque depois de molhadas as roupas ficarão mais pesadas.

Atenção após as lavagens

Depois de usar a máquina e colocar as roupas para secar, deixe a porta do equipamento aberta para que ele seque totalmente. Isso evita a formação de mofo no interior da lavadora. O aparelho deve ser retirado da tomada após cada uso.

Além disso, lembre-se de realizar a limpeza da parte interna da lavadora a cada dois meses, pelo menos. Para isso, coloque um litro de alvejante na máquina e inicie uma lavagem, sem roupas dentro dela.

Retire resíduos e pequenos fiapos do filtro após cada lavagem. Não deixe a lavadora exposta ao sol ou chuva. E por fim, limpe a parte externa com um pano limpo e sabão neutro.

Seguindo essas dicas, você terá uma máquina sempre em bom funcionamento e pronta para deixar suas roupas livre de sujeira.