Dicas para o operador do corte a plasma

O operador de corte a plasma é a pessoa que vai lidar, de fato, com a máquina de corte a plasma. Por isso, a figura deste profissional deve saber exatamente como funciona o processo, desde a prática do corte até a observação dos possíveis defeitos e, posteriormente, o que pode ser feito para a correção.

Foto reprodução

Apesar da grande evolução da área e também da profissão, a pessoa que realiza os trabalhos correm risco constante, seja com o calor, projeção com materiais, poeira, inalação de resíduos, ruídos e outros.

Técnicas de operação do corte a plasma

Em espessuras menores de 40A, corta-se a placa por contato direto do bico metálico com a tocha. O ângulo dessa operação se inicia em 90º e, em seguida, o arco é acionado para a efetiva iniciação do corte.

Por outro lado, em espessuras maiores que 40A, indica-se o uso de espaçadores de 4 a 5mm e deve ser colocada perpendicularmente à peça.

Normas de segurança no corte a plasma

Para uma experiência excelente no corte a plasma, os procedimentos de segurança devem ser seguidos à risca por parte do operador.

Com isso, devem ser levados em consideração os equipamentos de segurança, como a utilização de máscaras de proteção, botas com solado isolante, perneiras ou avental em couro, luvas, máscaras, touca ou capacete, óculos de proteção e abafador de ruído.

O grande diferencial de adquirir equipamentos para o corte a plasma em uma empresa relevante no mercado, como a Megaplasma, é que as peças como  tochas e consumíveis são de qualidade, garantindo segurança e excelência para os reais profissionais que vão utilizá-los: os soldadores.

....

COMPARTILHAR