Dicas para tornar a sua área externa mais convidativa

Não há dúvidas de que o brasileiro ama desfrutar de um ambiente externo em sua residência, prova disto é que, geralmente, até mesmo a mais humildes das casas possuem um quintal, e até o menor dos apartamentos costuma possuir uma varanda ou sacada, raras são as exceções. 

No entanto, ainda que muitos sonhem com uma bela área externa com churrasqueira e piscina, para garantir uma diversão completa, existem alguns pontos que, com dicas, pode tornar um simples quintal em uma área de convivência convidativa e aconchegante. 

Caso você deseje ter um ambiente externo mais proveitoso em sua residência, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar com essa questão: 

Utilize mesas e cadeiras de jardim

Compor o espaço com mesas e cadeiras de jardim torna um local simples e sem vida em um ambiente social, com lugar para as pessoas se sentarem, realizarem uma refeição ao ar livre e interagirem mais. 

Com a mesa e cadeira, é possível adicionar um hábito a sua rotina, para aproveitar a sua área externa, seja realizando uma refeição nos dias ensolarados, como o café da manhã ou almoço, lendo um livro, tirando alguns minutos para descansar, ou simplesmente se sentar confortavelmente e interagir com outra pessoa que esteja utilizando o espaço para outra atividade. 

Faça um belo jardim

Outra dica importante para quem tem uma área externa, seja qual for o tamanho, é investir em um jardim, que pode ir desde algo elaborado, com um investimento em paisagismo, até alguns simples vasos de planta, para quem possui um espaço mais limitado. 

Além de adornar o local, as plantas criam um nível de responsabilidade que, não chega a ser tão elevado quanto ter um animal de estimação, mas que requer alguns cuidados. 

As plantas tornam o ambiente mais fresco, adicionam sombra ao local, podem ser utilizadas para ornamentar, criam uma barreira acústica para o local e são um hobby muito relaxante, ou seja, só acumulam benefícios. 

Invista em conforto

As pessoas desejam permanecer mais tempo onde se sentem confortáveis, então, mesmo que a ideia seja reaproveitar alguns móveis antigos na área externa, invista em algumas peças que adicionam conforto ao local. 

Neste caso, existem diversas possibilidades, que dependem do seu espaço e disposição do ambiente, que pode ir de cadeiras de jardim mais relaxantes, espreguiçadeiras, pufes, cadeira de balanço, rede, dentre outras peças que sejam um convite ao relaxamento. 

Por que investir em uma área externa?

Após essas dicas é comum alguns questionamentos em relação ao investimento em uma área externa, já que muitas pessoas optam por priorizar os móveis e mobílias de ambientes internos. 

Lembre-se que a área externa é um local de lazer, que pode ser de interação e socialização, meditação, estudo e conhecimento pessoal, com influência positiva significante para a saúde, principalmente no que diz respeito a metabolização de vitamina D, suplemento importante para o nosso organismo, mas que se torna algo escasso em meio a um crescimento urbano que prioriza os ambientes fechados, verticalização dos imóveis, escassez dos horizontes e locais para relaxar. 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.