Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Variedades»É possível largar o vício em drogas sozinho?
    Variedades

    É possível largar o vício em drogas sozinho?

    Por Gabriel Araújo9 de junho de 2021
    Facebook Twitter WhatsApp

    A dependência química é uma doença que consiste no abuso de uma ou mais substâncias psicoativas, responsável por causar inúmeros danos à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central e, por consequência, causam alterações no comportamento do indivíduo — afetando também suas relações interpessoais.  

    Apesar de incurável e progressiva, é possível que um indivíduo abandone o vício e seja novamente inserido na sociedade. Entretanto, não é possível largar o vício sozinho. Em decorrência do fácil acesso às drogas e a influência de terceiros, o abuso de drogas geralmente se inicia na fase da adolescência e requer um tratamento específico em uma clínica de recuperação no Espírito Santo.  

    Existem inúmeros estudos sobre as causas que levam uma pessoa a se tornar um dependente, no entanto, não são causas completas. Entende-se que o vício pode ocorrer por uma junção de aspectos sociais, psicológicos e biológicos do indivíduo. Traumas, transtornos psicológicos, busca por aceitação social e influências de terceiros podem ser fatores de risco para a dependência química.  

    Alguns dos sintomas mais comuns a se observar são as mudanças comportamentais (severa irritabilidade, quadros de depressão e ansiedade) e as manifestações fisiológicas (como náusea, vômito, fadiga etc). No entanto, alguns sintomas variam conforme a substância utilizada.  

    Para entender melhor sobre como funciona o tratamento, elencamos algumas informações essenciais. Veja mais.  

    O tratamento é realizado por equipes multidisciplinares  

    Após a internação em uma clínica de reabilitação em Rondônia ou em outras regiões do país,  é realizada uma avaliação psicológica para definir qual a melhor abordagem para o tratamento de dependência.  

    Nessa avaliação, é levado em consideração alguns fatores como idade do indivíduo, tipos de substâncias consumidas, a dosagem e a resposta do organismo à administração da droga.  

    Após isso, o tratamento é iniciado. Durante todo o período de internação, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos gerais, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais. O acompanhamento é essencial para garantir o sucesso do tratamento.  

    O papel da família é fundamental durante o tratamento  

    Em um momento tão delicado como esse, a presença na família é essencial para que o indivíduo tenha força e motivação para continuar o tratamento de dependência química em uma clínica de reabilitação no Maranhão. Com o auxílio da família e de uma equipe médica especializada, é possível ter sucesso no tratamento e retomar uma vida saudável e longe dos malefícios das drogas.  

    A importância de procurar por ajuda 

    O primeiro passo para combater o vício de substâncias é reconhecer os danos que ele causa à saúde, de modo a procurar ajuda em clínicas de recuperação em Rondônia, especializadas na reabilitação de dependentes químicos. Sendo um transtorno psiquiátrico, a dependência é responsável por desencadear sintomas como isolamento social, problemas financeiros e insensibilidade com vínculos afetivos.  

    Ainda que a internação seja voluntária na maioria das vezes, existem casos em que a internação involuntária ocorre (ou seja, sem o consentimento do dependente) por decisão da própria família — a fim de evitar que ele se torne um perigo para si mesmo e outras pessoas à sua volta.  

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    19 de janeiro de 2023

    Nova geração da VW Amarok deve impactar segmento de pickups

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.