É possível largar o vício em drogas sozinho?

A dependência química é uma doença que consiste no abuso de uma ou mais substâncias psicoativas, responsável por causar inúmeros danos à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central e, por consequência, causam alterações no comportamento do indivíduo — afetando também suas relações interpessoais.  

Apesar de incurável e progressiva, é possível que um indivíduo abandone o vício e seja novamente inserido na sociedade. Entretanto, não é possível largar o vício sozinho. Em decorrência do fácil acesso às drogas e a influência de terceiros, o abuso de drogas geralmente se inicia na fase da adolescência e requer um tratamento específico em uma clínica de recuperação no Espírito Santo.  

Existem inúmeros estudos sobre as causas que levam uma pessoa a se tornar um dependente, no entanto, não são causas completas. Entende-se que o vício pode ocorrer por uma junção de aspectos sociais, psicológicos e biológicos do indivíduo. Traumas, transtornos psicológicos, busca por aceitação social e influências de terceiros podem ser fatores de risco para a dependência química.  

Alguns dos sintomas mais comuns a se observar são as mudanças comportamentais (severa irritabilidade, quadros de depressão e ansiedade) e as manifestações fisiológicas (como náusea, vômito, fadiga etc). No entanto, alguns sintomas variam conforme a substância utilizada.  

Para entender melhor sobre como funciona o tratamento, elencamos algumas informações essenciais. Veja mais.  

O tratamento é realizado por equipes multidisciplinares

Após a internação em uma clínica de reabilitação em Rondônia ou em outras regiões do país,  é realizada uma avaliação psicológica para definir qual a melhor abordagem para o tratamento de dependência.  

Nessa avaliação, é levado em consideração alguns fatores como idade do indivíduo, tipos de substâncias consumidas, a dosagem e a resposta do organismo à administração da droga.  

Após isso, o tratamento é iniciado. Durante todo o período de internação, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos gerais, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais. O acompanhamento é essencial para garantir o sucesso do tratamento.  

O papel da família é fundamental durante o tratamento

Em um momento tão delicado como esse, a presença na família é essencial para que o indivíduo tenha força e motivação para continuar o tratamento de dependência química em uma clínica de reabilitação no Maranhão. Com o auxílio da família e de uma equipe médica especializada, é possível ter sucesso no tratamento e retomar uma vida saudável e longe dos malefícios das drogas.  

A importância de procurar por ajuda

O primeiro passo para combater o vício de substâncias é reconhecer os danos que ele causa à saúde, de modo a procurar ajuda em clínicas de recuperação em Rondônia, especializadas na reabilitação de dependentes químicos. Sendo um transtorno psiquiátrico, a dependência é responsável por desencadear sintomas como isolamento social, problemas financeiros e insensibilidade com vínculos afetivos.  

Ainda que a internação seja voluntária na maioria das vezes, existem casos em que a internação involuntária ocorre (ou seja, sem o consentimento do dependente) por decisão da própria família — a fim de evitar que ele se torne um perigo para si mesmo e outras pessoas à sua volta.  

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.