EBDA de Cansanção avança na distribuição de sementes de milho e feijão

    EBDAO Programa Semeando, executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), está em fase de conclusão no município de Cansanção, no nordeste baiano, onde já entregou mais de 80% das sementes de milho e feijão reservadas para este período no município.

    Mais de oito mil quilos de feijão e 10 mil quilos de milho já estão no solo dos agricultores familiares. Cada agricultor recebeu cinco quilos de sementes de feijão e cinco quilos de sementes de milho, que devem ser utilizadas no plantio da atual safra. “A expectativa é de que pelo menos 70% da produção atinjam o estágio de colheita”, diz o técnico agrícola do escritório local da EBDA, Giovanni Oliveira.

    Somente no território assistido pela gerência regional da EBDA, em Senhor do Bonfim – à qual o escritório de Cansanção é vinculado -, mais de 98,3 toneladas de feijão destinados ao plantio estão sendo distribuídas para 13.360 agricultores familiares.

    “Além da distribuição das sementes a EBDA também é responsável por prestar assistência técnica aos produtores. O objetivo é aumentar a produção/produtividade, disponibilizando sementes de qualidade para serem utilizadas”, diz Oliveira.

    A distribuição das sementes segue até o término do estoque para os produtores e se estenderá por toda a semana. Os agricultores familiares beneficiados são participantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), que aderiram ao Garantia Safra. Técnicos da EBDA fazem a vistoria nas propriedades, no território, para verificar as áreas plantadas e acompanharem o plantio.