Eleições 2014: Ibope prevê que mais da metade dos estados terá segundo turno

Nas eleições de 2010, 18 novos governadores foram eleitos já no primeiro turno. Quatro anos depois, as últimas pesquisas feitas pelo Ibope nos 26 estados e no Distrito Federal indicam que apenas 13 candidatos poderão comemorar sua eleição para governador no fim do dia de hoje.

Entre os estados que o Ibope indica que os governadores serão eleitos no primeiro turno estão os dois maiores colégios eleitorais do país. Em São Paulo (22% do eleitorado), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) é favorito à reeleição com 57% dos votos válidos pela pesquisa divulgada ontem. Em Minas, o ex-ministro Fernando Pimentel (PT) é apontado pelo Ibope como favorito para vencer hoje com 54% dos votos válidos. Mapa abaixo com os resultados de todas as pesquisas mostra ainda que não deve haver segundo turno em estados como Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão, Piauí, Alagoas e Tocantins.

A eleição deve ir para o segundo turno – pelas pesquisas divulgadas sexta e ontem – no Rio de Janeiro (3º maior colégio eleitoral), na Bahia (4º) e no Rio Grande do Sul (5º maior eleitorado).

Hoje, pesquisadores do Ibope em todo o país fazem a pesquisa de boca de urna, que deve ser divulgada a partir de 17h na TV Globo/TV Bahia. (Correio)

mapa

…………………