Empresa divulga vídeo com detalhes sobre a exploração de diamantes em Nordestina; Veja

main_splash5A Lipari Mineração divulgou um vídeo institucional com todos os detalhes sobre a exploração de diamantes no município de Nordestina. O município passará a ter uma das maiores minas de diamante da América Latina e colocará definitivamente o Brasil no mapa mundial dos grandes produtores de diamantes, que gerará milhares emprego e renda para toda a região.

A Lipari Mineração Ltda. é uma empresa de mineração privada, de origem nacional, cujo foco é o desenvolvimento do Projeto Braúna, que pertence 100% à Lipari, localizado no estado da Bahia.  O Projeto Braúna já demonstrou ser economicamente viável. Espera-se que o mesmo se torne a primeira mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida em rocha kimberlítica – a principal rocha-fonte de diamantes.  Prevê-se que a produção comercial de diamantes irá se iniciar no primeiro trimestre de 2015.

main_splashO Projeto Braúna abrange 22 ocorrências de kimberlito.  O depósito de kimberlito Br-03 é o maior dentre as 22 ocorrências, e tem sido o foco da maior parte dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento ao longo dos últimos 5 anos.  Durante esse período, as atividades no kimberlito Br-03 progrediram de um avançado programa de pesquisa para seu estágio atual, apresentando um ativo desenvolvimento.  Em janeiro de 2013, a Empresa atualizou sua estimativa de recursos minerais para o depósito kimberlítico, destacando um Recurso Mineral Indicado de 1.781.706 quilates, e um Recurso Mineral Inferido de 926.401 quilates, além de um recurso potencial adicional entre 885.400 e 316.900 quilates.

A Empresa está finalizando um estudo de viabilidade que traça, como meta, o início da produção de diamantes no primeiro trimestre de 2015.  A produção média anual de diamantes é de 225.000 quilates, ao longo de uma vida útil de mina à céu aberto de 7 anos.  Potencial para estender a vida útil da mina pela delimitação de recursos adicionais em profundidade e pela possibilidade de desenvolvimento de mina subterrânea.

main_splash1A meta da Lipari é de se tornar a maior produtora de diamantes brutos da América do Sul.  A estratégia é  construir uma empresa pautada no crescimento, que representa excelência no mercado da mineração e na venda de diamantes brutos.  A visão a longo prazo da Lipari em relação ao mercado de diamantes brutos é positiva, tendo em vista uma diminuição da oferta pelas minas de diamantes e uma demanda crescente, particularmente em mercados em desenvolvimento, o que resultará em um crescimento real dos preços à longo prazo. Nesse contexto, a Lipari está bem posicionada para se beneficiar de um mercado forte de diamantes brutos, à medida que ela avança o Projeto Braúna em direção à produção comercial; a empresa, inclusive, irá adicionar recursos diamantíferos como resultado de trabalhos contínuos de pesquisa dentro do próprio projeto Braúna.

Fonte: Lipari Mineração LTDA