Enem recebe 5,2 milhões de inscrições; candidatos podem se cadastrar até 2ª

    enemO Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebeu 5.199.918 inscrições até o início da noite desta sexta-feira, segundo o MEC (Ministério da Educação). Os candidatos podem fazer o cadastro para participar do teste até as 23h59 da próxima segunda-feira (27). O prazo não será prorrogado.

    O Estado de São Paulo registrou o maior número de inscrições, com 809.608 pessoas cadastradas, seguido por Minas Gerais, com 564.401. O Ceará vem está em terceiro –393.454–, e o Rio de Janeiro com 379.318.

    O valor da inscrição custa R$ 35, e deve ser paga até o dia 29. Estão isentos da taxa os estudantes que concluem o ensino médio em 2013, matriculados em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. O participante que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisa pagar para fazer a prova.

    As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13 horas. Os portões, porém, serão abertos às 12h. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

    O MEC destaca também que uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas ProUni (Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).