Engenharia forense pode ser determinante na resolução de casos judiciais no Brasil

A atual demanda crescente por pareceres técnicos para a fundamentação de decisões judiciais, colocou sob os holofotes a profissão do perito criminal. Segundo a  Associação Nacional dos Peritos Federais, há ao todo 12.000 profissionais atuando nesta área no Brasil. Um dos campos que mais cresce dentro das demandas por pareceres de peritos criminais, a engenharia forense é um serviço regulamentado pela resolução de número 345 da legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Por meio da atuação de um perito de engenharia é possível solucionar diversos casos judiciais como causas de acidentes, explosões e outras ocorrências em edifícios, ou obter pareceres sobre ambientes e processo de trabalho envolvendo funcionários de uma empresa. O perito de engenharia pode também ajudar na solução de casos ligados a questões públicas, como: superfaturamento de licitações, financiamentos e contratos de obras.

O que é Engenharia Forense?

A engenharia forense é a aplicação de princípios e metodologias na busca por soluções que requeiram desdobramentos jurídicos. Integrando a área de estudos conhecida como Ciências Forenses, a também conhecida como engenharia legal permite que pareceres técnicos  sirvam para embasar decisões judiciais ou extrajudiciais nos âmbitos administrativo, arbitral e judicial.

Dentro deste ramo específico das perícias criminais, a engenharia elétrica ganha destaque pela relevância e amplitude de suas aplicabilidades. A perícia em engenharia elétrica torna possível a inspeção, análise e avaliação de conformidade técnica em instalações elétricas, equipamentos eletrônicos analógicos e digitais, além do levantamento de danos a equipamentos causados por interrupção no fornecimento de energia ou da sua qualidade.

Para que exista a garantia de um serviço prestado com qualidade e segurança, o parecer criminal dos peritos deve ser assinado por profissionais que tenham atuação direta na área, nestes casos, a engenharia elétrica e um perito judicial. Se o seu caso judicial demanda parecer técnico sobre determinado fato, objeto ou ação ligado à área da engenharia, com certeza a contratação de um perito é fundamental.

A contratação desse serviço deve ser baseada na confiabilidade de mercado da empresa, sendo que as que contam com um mais tempo de mercado e bons resultados são aquelas que devem ter prioridade na hora da escolha. A Contratto é uma das empresas especializadas na elaboração de pareceres ligados ao campo da engenharia forense. Com profissionais que há anos utilizam de métodos científicos e práticas na área de Engenharia Elétrica para a análise de causas e origens dos problemas, a companhia já colaborou para a solução de várias questões judiciais.

....

COMPARTILHAR