Espetáculo Paixão e Morte no Sertão de Canudos estará em cartaz neste domingo (23) em Itiúba

20150823091406O Espetáculo Paixão e Morte no Sertão de Canudos estará em cartaz neste domingo (23) às 20:00h no Centro Cultural em Itiúba. A peça é uma produção da Companhia de Teatro Popular Noite de Reis, da cidade de Monte Santo.

A narrativa conta a história da comunidade de Canudos, combatida e dizimada pelo exército brasileiro em 1897, busca referências na cultura popular, com uma linguagem característica do sertão, que comunica diretamente com o público. Em uma linguagem circense, o espetáculo encanta pela alegoria e maleabilidade, trazendo para o público os fatos históricos de forma dinâmica, sem cair no didatismo comum às montagens que tratam de temas históricos.

Outras informações da peça

A peça conta a história da comunidade de Canudos, combatida e dizimada pelo exército brasileiro em 1897. A referida comunidade que viveu, segundo historiadores, um exemplo de sociedade igualitária, era liderada por Antônio Conselheiro, líder religioso que antes de chegar à localidade de Canudos, ou Belo Monte, nome real da vila, percorreu durante vinte anos diversas cidades do Nordeste, construindo igrejas, cemitérios e aconselhando o povo. Os sertanejos de Canudos lutaram até o esgotamento completo, combatendo três expedições armadas, em um exemplo único de luta e resistência sertaneja.

Elenco: Companhia de Teatro Popular Noite de Reis – Monte Santo

Texto e direção: Ivan Santtana