Estado do Rio se mantém com risco baixo para covid-19

O estado do Rio de Janeiro se manteve na bandeira amarela, o que significa risco baixo para a covid-19, segundo a 36a edição do Mapa de Risco da doença, divulgado na noite desta sexta-feira (25), pela Secretaria Estadual de Saúde. Esta é a segunda semana seguida em que o estado se mantém com risco baixo.

rio de janeiro 2406219947 2
© Tomaz Silva/Agência Brasil

No mapa divulgado em 11 de junho, ou seja, duas semanas atrás, o estado do Rio estava em bandeira laranja, isto é, risco moderado para a covid-19.

No mapa divulgado ontem, duas das nove regiões do estado aparecem com bandeira vermelha (risco alto): Noroeste e Baía de Ilha Grande, enquanto duas estão com bandeira laranja: região metropolitana I (que inclui a capital e a Baixada Fluminense) e Centro-Sul.

mapa de risco
Mapa de Risco Covid-19: estado do Rio de Janeiro mantém bandeira amarela

As demais regiões estão com bandeira amarela, sendo que nenhuma aparece listada com bandeira verde (risco muito baixo) ou roxa (risco muito alto).

A decisão de manter o estado com bandeira amarela foi tomada com base em indicadores como as quedas de 26% no número de óbitos e de 35% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As taxas de ocupação de leitos no estado, no momento da divulgação do mapa, eram de 63% para unidades de terapia intensiva (UTI) e 44% para enfermaria. (Agência Brasil)