Estudantes pescam peixes para merenda em escola

Os alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132, em Palmas, tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (14). As crianças ajudaram a pescar os peixes que seriam utilizados na alimentação durante o dia e aproveitaram para aprender mais sobre a produção de peixes. Os animais são criados dentro da própria unidade em dois tanques.

A atividade é promovida pelo projeto Roça na Escola, que busca despertar o empreendedorismo rural e abordar o consumo do peixe durante a Semana Santa. “Ver os peixes assim, sendo pescados e tratados para a gente comer é muito legal, muita felicidade”, disse uma estudante.

Alunos cuidam de peixes em tanque dentro da escola (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A ETI Almirante Tamandaré produz com cerca de 500 quilos de peixes das espécies tambaqui, tambatinga e pirapitinga. Os 1.050 alunos da unidade também aprendem sobre o cultivo de alface, cheiro verde, couve, rúcula, coentro, cebolinha, pimentas, banana e maracujá.

Segundo a diretora da escola, Idelma Bastos, os peixes estão sendo cultivados nos tanques desde a inauguração da escola, em junho de 2017.

“O objetivo é de enriquecer o conhecimento dos nossos alunos e também a alimentação deles. Mostramos para as crianças como chegam os alimentos em nossas mesas e como é feito o manejo. É um trabalho de sustentabilidade e o cultivo dos peixes é um diferencial nas atividades pedagógicas dos estudantes”, disse.

Alunos cuidam de peixes em tanque dentro da escola (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

....

COMPARTILHAR