Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Saúde & Bem Estar»Exames cardíacos para identificar riscos de doenças: o que você precisa saber
    Saúde & Bem Estar

    Exames cardíacos para identificar riscos de doenças: o que você precisa saber

    Por Gabriel Araújo7 de janeiro de 2023
    Facebook Twitter WhatsApp

    A realização de exames cardíacos para identificar riscos de doenças é indispensável, apesar de as doenças cardíacas serem uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas só procura um cardiologista e realiza exames do coração quando há uma indicação médica ou um histórico familiar. Poucas pessoas planejam consultas preventivas. É importante lembrar que, quanto mais cedo forem detectadas e tratadas as doenças do coração, maiores são as chances de uma recuperação completa. Portanto, é importante manter consultas regulares com um cardiologista e realizar exames preventivos para detectar possíveis problemas cardíacos.

    Exames cardíacos para identificar riscos de doenças / Foto reprodução
    Exames cardíacos para identificar riscos de doenças / Foto reprodução

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças cardíacas e, aproximadamente, 400 mil morrem anualmente devido a essas condições. Três em cada dez óbitos são causados ​​por infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

    As doenças cardíacas são um conjunto de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Através de exames de rotina, é possível detectar esses problemas de maneira precoce, ou até mesmo antes de se desenvolverem, aumentando as chances de prevenção, tratamento e cura.

    Exames de diagnóstico   

    O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF) realiza exames diariamente que ajudam no diagnóstico e acompanhamento de doenças cardíacas e vasculares, como a Cintilografia Miocárdica de Perfusão, Troponina CPK ou CK-MB e Proteína C-Reativa-Ultrassensível, marcadores musculares que podem ser utilizados na avaliação de infarto agudo do miocárdio. Estes exames são realizados pelo IHEF Laboratório e pelo IHEF Medicina Nuclear.

    A Cintilografia Miocárdica de Perfusão é um exame fundamental para avaliar o fluxo de sangue nas artérias do coração. Ele também é utilizado para diagnosticar, avaliar e tratar doenças cardíacas como infarto, problemas nas válvulas cardíacas e risco de infarto. O exame é realizado de forma não invasiva com o uso de “gamas câmaras”, que produzem imagens dos órgãos sem a necessidade de grandes quantidades de radiação.

    “Além de detectar problemas nas válvulas cardíacas e risco de infarto, a cintilografia miocárdica fornece informações valiosas para avaliar os pacientes antes da realização de cirurgias cardíacas ou não cardíacas. O exame permite ao médico detectar quais métodos usar antes, durante e após a cirurgia, evitando problemas durante o procedimento”, afirmou o Dr. Augusto Almeida, cardiologista e coordenador médico do IHEF Medicina Nuclear.

    Na era da medicina altamente avançada, o desenvolvimento tecnológico tem ajudado de diversas maneiras, incluindo a disponibilização de ferramentas, aparelhos e máquinas utilizadas para avaliação diagnóstica e tratamento de várias doenças. Exames como Eletrocardiografia, Ecocardiografia, Angiotomografia de Coronárias e Ressonância Magnética Cardíaca são cruciais para o diagnóstico de problemas cardíacos.

    Outros exames laboratoriais, como glicemia, colesterol e triglicerídeos, são solicitados em check-ups cardiovasculares. Embora não sejam específicos do coração, eles indicam a necessidade de cuidados, pois se não houver controle com medicamentos, atividade física e uma alimentação equilibrada, há um alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares no futuro.

    SOBRE O IHEF

    O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana) foi fundado em 1983 com o objetivo de fornecer aos pacientes do estado da Bahia diagnóstico e tratamentos para doenças sanguíneas. Após anos de atuação, o IHEF expandiu suas atividades para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o serviço de saúde mais completo fora de um hospital no interior da Bahia.

    Desde 2014, o IHEF Laboratório é vencedor do prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também foi premiado duas vezes pelo Benchmarking Bahia na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. Além disso, o IHEF Laboratório possui certificações de qualidade, como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.

     

     

    doenças exames cardiacos saude sbc
    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    19 de janeiro de 2023

    Nova geração da VW Amarok deve impactar segmento de pickups

    19 de janeiro de 2023

    Inacreditável: 60 carros clássicos avaliados em milhões são encontrados escondidos em garagem

    18 de janeiro de 2023

    10 dicas para comprar um carro novo e não errar na escolha

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.