Exames cardíacos para identificar riscos de doenças: o que você precisa saber

Exames cardíacos para identificar riscos de doenças / Foto reprodução

A realização de exames cardíacos para identificar riscos de doenças é indispensável, apesar de as doenças cardíacas serem uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas só procura um cardiologista e realiza exames do coração quando há uma indicação médica ou um histórico familiar. Poucas pessoas planejam consultas preventivas. É importante lembrar que, quanto mais cedo forem detectadas e tratadas as doenças do coração, maiores são as chances de uma recuperação completa. Portanto, é importante manter consultas regulares com um cardiologista e realizar exames preventivos para detectar possíveis problemas cardíacos.

Exames cardíacos para identificar riscos de doenças / Foto reprodução

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças cardíacas e, aproximadamente, 400 mil morrem anualmente devido a essas condições. Três em cada dez óbitos são causados ​​por infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

As doenças cardíacas são um conjunto de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Através de exames de rotina, é possível detectar esses problemas de maneira precoce, ou até mesmo antes de se desenvolverem, aumentando as chances de prevenção, tratamento e cura.

Exames de diagnóstico

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF) realiza exames diariamente que ajudam no diagnóstico e acompanhamento de doenças cardíacas e vasculares, como a Cintilografia Miocárdica de Perfusão, Troponina CPK ou CK-MB e Proteína C-Reativa-Ultrassensível, marcadores musculares que podem ser utilizados na avaliação de infarto agudo do miocárdio. Estes exames são realizados pelo IHEF Laboratório e pelo IHEF Medicina Nuclear.

A Cintilografia Miocárdica de Perfusão é um exame fundamental para avaliar o fluxo de sangue nas artérias do coração. Ele também é utilizado para diagnosticar, avaliar e tratar doenças cardíacas como infarto, problemas nas válvulas cardíacas e risco de infarto. O exame é realizado de forma não invasiva com o uso de “gamas câmaras”, que produzem imagens dos órgãos sem a necessidade de grandes quantidades de radiação.

“Além de detectar problemas nas válvulas cardíacas e risco de infarto, a cintilografia miocárdica fornece informações valiosas para avaliar os pacientes antes da realização de cirurgias cardíacas ou não cardíacas. O exame permite ao médico detectar quais métodos usar antes, durante e após a cirurgia, evitando problemas durante o procedimento”, afirmou o Dr. Augusto Almeida, cardiologista e coordenador médico do IHEF Medicina Nuclear.

Na era da medicina altamente avançada, o desenvolvimento tecnológico tem ajudado de diversas maneiras, incluindo a disponibilização de ferramentas, aparelhos e máquinas utilizadas para avaliação diagnóstica e tratamento de várias doenças. Exames como Eletrocardiografia, Ecocardiografia, Angiotomografia de Coronárias e Ressonância Magnética Cardíaca são cruciais para o diagnóstico de problemas cardíacos.

Outros exames laboratoriais, como glicemia, colesterol e triglicerídeos, são solicitados em check-ups cardiovasculares. Embora não sejam específicos do coração, eles indicam a necessidade de cuidados, pois se não houver controle com medicamentos, atividade física e uma alimentação equilibrada, há um alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares no futuro.

SOBRE O IHEF

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana) foi fundado em 1983 com o objetivo de fornecer aos pacientes do estado da Bahia diagnóstico e tratamentos para doenças sanguíneas. Após anos de atuação, o IHEF expandiu suas atividades para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o serviço de saúde mais completo fora de um hospital no interior da Bahia.

Desde 2014, o IHEF Laboratório é vencedor do prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também foi premiado duas vezes pelo Benchmarking Bahia na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. Além disso, o IHEF Laboratório possui certificações de qualidade, como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.

 

 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.