Fábrica de Dinheiro – Mais de 42 mil condutores foram multados este ano em Feira de Santana

    A__o educativaAté o dia 22 deste mês, a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) aplicou 42.673 multas. Destas, 4.500, que correspondem a 10,5%, foram emitidas por agentes de trânsito. As demais infrações, que correspondem a 89,5%, foram flagradas pelo sistema eletrônico de monitoramente do trânsito.

    As infrações mais comuns neste período foram o avanço do sinal de trânsito e a velocidade acima do permitido para o local.

    “Pode-se abstrair, com a leitura dos números, que os nossos agentes de trânsito não estão preocupados em multar, mas em educar os motoristas”, afirmou Ebenezer Tuy, secretário municipal de Transportes e Trânsito. “A nossa orientação é que eles orientem. A multa deverá ser aplicada apenas em último caso”.

    Outra leitura dos números, diz o secretário, é que os condutores parecem não se preocupar muito com a sinalização. “É um comportamento perigoso, porque eles estão invadindo sinais de trânsito e desenvolvendo velocidade acima do permitido, colocando em risco a integridade dos pedestres”. São as autoridades municipais de trânsito quem define, com base em pesquisas, a velocidade em vias públicas.

    Ebenezer Tuy comentou que os condutores multados têm o direito à ampla defesa, que deverá ser apresentada de acordo com os prazos previstos em lei. “Mas sempre é bom lembrar que todos eles têm direitos e não devem esquecer dos seus deveres”. As informações são da Secom.