Feira de Santana – Bandido morre em confronto com a polícia; comparsas são presos

dddUma pistola calibre ponto 40, uma carabina Puma calibre 38, com a numeração raspada, munições e maconha, cocaína e crack foram apreendidos, na manhã desta quinta-feira (30), durante operação conjunta deflagrada pela 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Feira de Santana) e Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) local.

Furtada do veículo de um policial militar em novembro de 2013, a pistola, de uso restrito, estava em poder do traficante Diego Ferreira Santiago, o “Zoio”, 18 anos, escondido num imóvel no Parque Getúlio Vargas e que iniciou uma troca de tiros, ao perceber a aproximação policial.

Baleado e socorrido para o hospital regional, Zoio morreu. Já Francoise Nascimento Fernandes, o “Piloto”, conseguiu escapar ao cerco, pulando um muro que dava para uma casa. Os comparsas da dupla, identificados como Linderval Santos de Jesus, o “Lute”, 28, que já responde por tráfico, e Felipe de Jesus Vitório Santos, 18, foram capturados e conduzidos à delegacia.

Segundo o coordenador regional, delegado Ricardo Esteves Brito Costa, no imóvel ocupado pela quadrilha, a polícia encontrou uma carabina desmontada, 59 papelotes de cocaína, 43 buchas e 9 trouxas de maconha, além de certa quantidade a granel, uma BIZ 100, de placa NZC-2363, e  R$ 45.

O bando vinha sendo investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e vários homicídios relacionados à prática criminosa. Os líderes da quadrilha, Ronílson Oliveira de Jesus, o “Rafael”, Gilberto da Silva Gonçalves, o “Juninho”, condenado a mais de 100 anos de prisão, e Joílson dos Santos Cintra, o “Buga”, estão custodiado no Conjunto Penal de Feira.

Lute e Felipe (este liberado do presídio, onde estava preso por tráfico, na última quarta-feira, 29), foram autuados em flagrante pelo delegado Ricardo Costa e encaminhados ao sistema prisional.