Foi deprimente e triste assistir ao longo desta semana, ao lamentável cenário que se apresentou ao País e ao mundo, quando o nosso Supremo Tribunal Federal ouviu o depoimento de um elevado número de autoridades investigadas, dentre as quais a menor patente era Tenente-Coronel, passando por vários Generais do Exército, Almirantes, e terminando num ex-Presidente da República! Pasme o leitor, um General depôs de forma virtual diretamente da prisão onde se encontra recolhido!
A presente análise não se detém ao mérito das acusações, mas permite uma reflexão diante do quadro estarrecedor e humilhante que está sendo exibido para quase 218 milhões de brasileiros, que choca e envergonha! Sim, porque realmente culpados ou não, é perceptível a existência de um desenho político a empanar a seriedade da proposta processual em curso.
O impacto maior que tudo isso provoca, é que enquanto hoje se investiga para prender algumas personalidades políticas ou inviabilizá-las para qualquer tipo de candidatura no próximo pleito de 2026, vem à memória de que o atual Presidente Luis Inácio Lula da Silva, foi condenado a 12 anos e um mês, e ficou preso 580 dias, por uma decisão não do Juiz Sérgio Moro, mas do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF-4), em Porto Alegre, condenação ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Com todo respeito a Sua Excelência, até parece brincadeira, mas, não é que por uma decisão Monocrática do Ministro Edson Fachin, do STF, de repente um processo de longo percurso e que foi julgado até pelo STJ, em Brasília, apenas um Ministro do Supremo descobre que estava tudo errado e que não havia competência para o andamento do processo contra Lula na Comarca de Curitiba e deveria mudar para Brasília!
Logo, foi tudo desfeito e desconsiderado, o preso solto em 9 de novembro de 2019, anuladas as sentenças, voltou a integrar a Ficha Limpa e assim habilitado a concorrer à Presidência em 2022! Em seguida, todos os parceiros condenados foram igualmente perdoados e voltaram a jogar no time principal da esquerda petista! Como resultado final de tudo isso, vamos PRENDENDO UNS e SOLTANDO OUTROS! Claro, dois pesos e duas medidas! Por isso, sempre que é noticiada a soltura de um preso, logo se ouve o dito popular corrente: “A Polícia prende e a Justiça solta”!
Já foi dito exaustivamente por aqui e, inclusive, foi objeto da última crônica, de que a falha de tudo está no sistema de seleção, escolha e nomeação dos Senhores Ministros dos Tribunais, visto “que logo após a revelação do nome selecionado pelo Presidente da República, o candidato inicia o ridículo périplo pelos Gabinetes dos ilustres Senadores, como se estivesse a cabalar cada voto em seu favor! Ou seja, uma campanha de certa forma escancarada do tipo: conto com seu voto? Depois a gente se encontra… Acompanhado do tradicional tapinha nas costas”!
Uma Nação com a potencialidade desse nosso imenso Brasil, era para todos os Poderes da República com os seus respectivos agentes que os integram estarem envolvidos com toda a competência e amor pátrio, no sentido da construção de sua valorização e engrandecimento no conjunto das Nações, e exibindo com dignidade todos os legítimos valores da Pátria.
Contrariamente, o testemunho exemplar que tem sido passado à nossa juventude é da pior qualidade possível, visto que na maioria dos atos e atitudes tem predominado o engodo, a mentira e a corrupção. Ou seja, o que podemos esperar de uma geração em formação, que todos os dias, assiste, ouve dizer, ou até mesmo ler, as notícias mais nocivas que se pode imaginar, todas vindas dos porões e dos camburões, de detrás das grades dos presídios, ou mesmo da farsa das prisões domiciliares…
Uma verdade imperiosa precisa ficar bem clara para os senhores políticos em geral e todos os demais agentes dos Poderes da República: o Brasil é maior que tudo isso, merece ser tratado com mais dignidade e respeito como Nação, além de ser colocado acima dos mesquinhos interesses pessoais em disputa.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador–BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
9 Comentários
Respeitável Mestre Agenor, bom dia!
O editorial desta semana está coroada de verdades, coragem e senso de oportunidade — qualidades de quem possui o dom de se expressar com firmeza, mas sem agressividade ou ataques pessoais. Em meio a tantas constatações incômodas, o senhor deu voz ao sentimento de milhões de brasileiros que, por medo ou falta de espaço, permanecem apenas indignados em silêncio. É um alívio e um alento ler palavras que traduzem o que muitos gostariam de dizer, mas não conseguem.
Temas sempre relevantes e assertivos. O de hoje bem lembrado para uma prática bem antiga.. E difícil para um país imenso como esse não se ter uma linha de ação conjunta para essa questão daí muitas são as discrepâncias que vemos entre prisão e soltura, como o Artigo bem questiona nas entrelinhas.
Excelente texto…parabéns por tanta habilidade com as palavras… deprimente mto triste ver o descalabro desse covil de ladrões… (Salvador-BA).
Muito boa crônica, amigo. Parabéns, abraço. (Aracaju-SE).
Enquanto tivermos congresso submisso ao.STF nada vai mudar! Ao que se configura, o Congresso não reúne quórum de fichas limpas capaz de enfrentar seus algozes. Enquanto aprendi para não temer a medo da justiça, quem hoje confia nela? (Salvador-BA).
Parabéns! Muito bom. Abraços e bom final de semana. (Salvador-BA).
Muito bem esclarecido professor, mas a República de Curitiba falhou com um juiz parcial e com certeza Lula não teve culpa pois não acharam nada que o culpasse. (Uibaí-BA)
Bom dia amigo Florisvaldo!
Eu canso de falar isso.
Muito boa e oportuna sua crônica. Só discordo quando você menciona “nosso stf” (não merece maiúscula), porque não é nosso e sim deles, não nos representa. Aqui lembro duas citações do “Águia de Haia”: 1a. ) “De tudo quanto no mundo tenho visto, tudo se resume em cinco palavras: não há justiça sem Deus”. 2a) “Não há tribunais que bastem para abrigar o Direito, quando o Dever se ausenta da consciência do Magistrado”. Um conselho: hoje com IA, estamos cada vez mais vigiados. Então todo cuidado é pouco quando escrevemos, falamos, para quem ou com quem, porque seu inimigo pode estar do seu lado. Eles sabem que somos pacíficos – característica do homem de bem – por isso estamos passando por esse momento de dificuldades, mas como disse o Mestre Chico Xavier: “tudo passa” e eles também passarão, porque isso é da Lei Natural, que eles não tem maturidade moral e crítica para compreender. Um grande abraço. (Salvador-BA(.