Algumas dezenas de anos passados foram tempos em que as Nações pelo Mundo a fora viviam numa realidade bem diversa dos dias atuais, e as pessoas tinham as suas posições e real compreensão dos fatos correntes de maneira mais definida. Os Presidentes eram considerados Estadistas de alto quilate, e as suas atitudes e decisões se constituíam em motivo de inspiração. Em resumo, eram homens honrados e de bem!
Mas, como nem tudo é eterno e a história foi sempre representada por ciclos, concluímos que cada ciclo tem as suas óbvias características marcadas pelo tempo. Assim, quando buscamos essa retrospectiva junto aos Historiadores, a nossa memória é despertada para a lembrança de nomes relevantes e de grata recordação no comando das Nações.
Como não recordar de Margaret Thatcher e Winston Churchill, da Inglaterra; Napoleão Bonaparte e Charles de Gaulle, da França; George Washington, Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy, dos EUA; e Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, do Brasil! São figuras emblemáticas e que entraram para a história dos seus países e serviram de exemplo para o Mundo. Ao contrário, o que temos hoje são nomes que sujam a história, infelizmente é a mais pura verdade. Sem citar nomes aqui, até para não manchar este Artigo!
E o que temos hoje? Uma Nação como os EUA, que sempre foi um modelo de Democracia e uma potência política, econômica e militar, além de líder absoluta ao lado de centenas de Nações ocidentais, parceiras de relacionamento amigo em todos os momentos, está hoje a tratar com desprezo e agressividade esses países amigos! Enquanto aplica tarifa de 50% aos produtos exportados do Brasil, a China percorre o mundo, expandindo o comunismo e conquistando novos parceiros…! Pensa estar ajudando politicamente o Bolsonaro e está favorecendo unicamente à esquerda do Brasil. Uma falha de estratégia inominável! Os efeitos negativos que o digam muito brevemente…
No Brasil, enquanto nas épocas passadas era visível o processo de renovação dos quadros políticos, com o surgimento de algumas revelações que já sinalizavam a perspectiva do surgimento de novos líderes no cenário, hoje é incrível a escassez de nomes habilitados no plano nacional.
Aqui o PT, que lidera a Esquerda nacional, sobrevive em torno da imagem do Luiz Inácio Lula da Silva, no terceiro mandato de Presidente da República, e já pensando no quarto mandato! E o pior, é que é tão difícil encontrar um nome alternativo ao Lula, que passa a impressão de que o Estatuto do PT proíbe a existência de qualquer nome que pretenda competir com ele internamente. Do lado da Direita brasileira, há também enorme insuficiência de nomes – salvo o Governador Tarcísio, que não o deixam decolar! -, restando o Bolsonaro como o único líder existente, mas, estupidamente perseguido por um Judiciário parcial. Ambos consagrados pelo débil conceito de “mitos” da política brasileira.
Nos EUA, por exemplo, a Constituição já impede a reeleição por mais de dois mandatos e após o segundo a aposentadoria já se torna irreversível. Sempre que ocorre a imediata reeleição do Presidente, fica explícito o nível de aprovação do mandato do reeleito. Se o resultado foi negativo – situação que ocorreu na derrota de Trump para Joe Biden em 2020 -, ficou evidente o grau de desaprovação do seu primeiro governo. No entanto, o fraco desempenho do Joe Biden também viabilizou a volta do Donald Trump na eleição de 2024, e a sua conseqüente vitória contra a candidata que substituiu o Biden, a Vice-Presidente Kamala Harris.
Com lideranças internacionais desse perfil, o horizonte político mundial parece meio nebuloso, e as conseqüências certamente recairão sobre os cidadãos do mundo, de forma direta ou indireta. Oxalá o bom senso retome a direção e controle dos atos e atitudes desses Governantes, nada Estadistas, para que a paz e a união voltem a reinar entre os povos!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador–BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
5 Comentários
Muito bem abordado o Tema do ilustre cronista nessa semana. Ah, como seria bom se aqueles que se foram pudessem voltar… Mas segundo o ditado “o que é bom dura pouco.”
Realidade histórica atual bastante conturbada e sem perspectiva de alinhamento. (Entre Rios-RJ)
Parabéns, amigo, por mais uma excelente crônica!!!
Hoje é comemorado no Rio de Janeiro, o Dia Estadual do Forró. (Rio de Janeiro-RJ).
Bolsonaro é estupidamente perseguido por um Judiciário claramente parcial???
Um bom Governador tem que ser um Estadista, é aquele alguém que gerencia o presente, possui visão de futuro e age em prol do bem, como tomando decisões pensando no desenvolvimento ao longo prazo do Estado ou Pais. (Irecê-BA).