É com imensa tristeza e pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Ozana Maria Pereira, ocorrido nesta segunda-feira, 07 de abril de 2025, na cidade de Cansanção, estado da Bahia.
Aos 89 anos de idade, a Senhora Ozana, viúva do Senhor Almerindo de Sousa Pereira, deixa seus filhos: Romildo, Riso, Cosme, Ari, Keda, Marluce, Zety, Marlene, Mery, Janje, além de netos, netas, bisnetos, bisnetas, genros, noras e incontáveis amigos e amigas.
A Senhora Ozana foi uma figura de destaque na política e na história de Cansanção, sendo parte de uma família tradicional que, desde a década de 1960, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e crescimento da cidade. Junto de seu esposo, Almerindo de Sousa Pereira, político respeitado e carismático, que exerceu sete mandatos consecutivos como vereador, ela foi pilar essencial na construção de um legado político que atravessa gerações.
Como esposa, mãe e avó, a Senhora Ozana fortaleceu e cultivou a base de uma dinastia política admirada pela população de Cansanção. Seu filho, Ari de Sousa Pereira, exerceu a função de prefeito do município por dois mandatos, assim como seu irmão, Rivaldo de Sousa Pereira, que também administrou a cidade por um mandato. Seu neto, Jarbas de Souza Pereira, ocupou o cargo de Prefeito Municipal por um mandato, e outro neto, Newton de Sousa Pereira, foi vereador por dois mandatos. Atualmente, sua filha, Marluce de Souza Pereira, representa o município como vereadora na Câmara Municipal de Cansanção.
Além dos nomes mais conhecidos, muitos outros membros da família, através do grupo político “Os Almerindos”, ocuparam posições de destaque e contribuíram ativamente para o desenvolvimento da cidade, conquistando a confiança e o respeito da população. Este grupo tem sido, ao longo das últimas décadas, um símbolo de carisma, união e compromisso com o bem-estar de Cansanção.
O velório está sendo realizado no Memorial PAFAC da cidade, de onde o féretro sairá às 17 horas para sepultamento no Cemitério São Joaquim, na mesma cidade.
Aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer a Senhora Ozana, expressamos nossos mais sinceros sentimentos. Que o Criador a receba em Seu reino de glória, iluminando sua eterna morada.
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade
3 Comentários
Minhas profundas e sinceras condolências à familua enlutada,;seguido de meus parabens pela sua brilhante e completa dissertação do artigo detalhado sobre o passanento da matriarca da familia dos Almerindos que ao longo dos anos muito contribui para o progresso Político e Administrativo de sua terra natal, a quem eu o chamo de seu Coça Coça..Que o Divino a acolha no Reino da Glória, e conceda todo conforto que for necessário aos(as);pararentes e familiares próximos (as).
meus sentimentos a todos familiares
Florisvaldo, o meu muito obrigado, em que o seu Blog relatou ávida histórica da minha querida comadre Ozana.
Certa vez, tive que ir às pressas até a fazenda Jiboia, para batizar sua filha Marlene, que se encontrava sem esperança de vida, porém depois do batismo, Deus salvou sua vida.
Naquela época quando a criança estava nos últimos momentos de vida, chamava-se o padrinho para “batizar em casa”. Quando ali cheguei, encontrei a criança em estado muito crítico, porém levei fé que ela se salvaria, hoje está aí, sã e salva, mãe de filhos.
O Almerindo, meu compadre, foi um dos meus melhores amigos, fomos adversários político, porém nunca utilizamos algo que viesse ferir a honra de ambos. Orgulho-me em poder afirmar que exerci vários cargos públicos, porém, meus adversários sempre foram meus amigos.
A vida é saber viver.
Um, um a braço para você e sua família e, aguardado sua vista ao velho torrão.
Que Deus o abençoe sempre.
João da Macena – Cansanção/Ba