Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Bahia»Governo do Estado inaugura o maior centro de operações policiais da América do Sul
    Bahia

    Governo do Estado inaugura o maior centro de operações policiais da América do Sul

    Por Gabriel Araújo18 de julho de 2016
    Facebook Twitter WhatsApp

    secom1Inaugurado pelo governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a estrutura representa um grande avanço tecnológico no combate à criminalidade

    As ações de combate ao crime na Bahia dão salto de qualidade com o Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, inaugurado nesta segunda-feira (18), pelo governador Rui Costa e o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa. O equipamento reúne em um único espaço todas as forças de segurança do estado (polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros), além de agregar as forças federais e municipais.

    A estrutura nasce como o maior centro de operações policiais da América do Sul, resultado da preocupação e do esforço do governo baiano em melhorar a segurança pública na capital e no interior do estado.

    secom4

    Duzentos e sessenta milhões foram investidos em todo o projeto, incluindo a aquisição de equipamentos inovadores, que vão facilitar o trabalho das polícias em Salvador e no interior do estado. O centro funcionará como cérebro operacional da Segurança Pública, envolvendo a participação de mais de 400 profissionais.

    “A determinação do nosso governo é planejar ações que estejam à altura dos baianos. Ocentro é o maior da América do Sul e funcionará integrado às estratégias na área da segurança que temos desenvolvido em todo o estado. É nossa maior realização no âmbito da segurança pública na Bahia até o momento”, afirma o governador Rui Costa.

    Já Barbosa destacou a importância do centro como facilitador dos trabalhos de todas as polícias. “É um espaço que além de facilitar o trabalho das polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros proporcionará um suporte maior às atividades realizadas no interior do estado, já que a tecnológica permite o acompanhamento mais aproximado das ações realizadas à distância, através do videomonitoramento”, destacou.

    secom5Imagens em tempo real

    Na sala de monitoramento, nesta primeira etapa, uma tela de 14 metros de largura por 7 metros de altura receberá imagens em tempo real das cerca de 1000 câmeras integradas ao sistema, além das câmeras da CCR, empresa que opera o metrô de Salvador, e da concessionária ViaBahia, que administra as BR-324 e BR-116. Além de receber imagens captadas do imageador acoplado ao helicóptero da PM, em tempo real, o centro possui um heliponto que dará mais agilidade às ações policiais emergenciais.

    “Também vamos oferecer à iniciativa privada, a exemplo de shoppings e bancos, a possibilidade do envio de imagens que são geradas por suas centrais de monitoramento para o nosso centro”, acrescenta o secretário. Segundo ele, já existem parcerias firmadas com prefeituras para que imagens geradas pelos municípios também enviem suas imagens para o equipamento do Governo do Estado.

    secom2Gestão

    “A tomada de decisão fica muito mais qualificada”, esclarece o secretário sobre a nova unidade. A partir do Centro de Operações 2 de Julho serão monitoradas as imagens transmitidas em tempo real de câmeras instaladas em Salvador, região metropolitana e interior, além do acesso aos posicionamentos das viaturas, via GPS. “As imagens possibilitam uma melhor gestão das ocorrências e geram um efeito preventivo”, ressalta Barbosa.

    O sistema de vigilância também se comunicará com as duas unidades móveis da SSP equipadas com câmeras, utilizadas em grandes eventos e em ações de investigação criminal e ocorrências como incêndios e desastres naturais. Os 11 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) instalados no interior e mais os 11 a serem inaugurados até o final do ano também estarão interligados ao Centro de Operações e Inteligência.

    Barbosa lembra ainda que o sistema prevê a participação de entidades públicas federais e municipais e da sociedade no projeto de monitoramento de imagens de câmeras de vídeo, garantindo maior raio de cobertura de vigilância e controle. Tanto prefeituras do interior quanto entidades como associações de moradores poderão integrar seus sistemas de vigilância ao Centro de Operações.
    secom3

    A estrutura contará ainda com um espaço para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), destinado ao monitoramento daqueles que cumprem pena e são observados por meio da utilização de tornozeleira eletrônica.

    No prédio de quatro andares, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), numa área de 13 mil metros quadrados, passam a operar o Call Center 190 da Polícia Militar, a Superintendência de Inteligência da SSP, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, além de sala de crise para o governador (que poderá ser utilizada em situações emergenciais), gabinete do secretário e salas para o comando-geral da Polícia Militar, delegado-geral da Polícia Civil, diretoria do Departamento de Polícia Técnica e comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar.

    Assessoria de Comunicação
    Secretaria da Segurança Pública da Bahia

    Bahia centro de operações segurança
    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    3 de fevereiro de 2023

    Brasileiro gasta tempo e dinheiro para transformar VW Gol em SUV dos sonhos

    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.